Recém-nascido com problema no coração que precisa de transferência em Conquista tem piora no quadro

Bebê espera há mais de 5 dias por transferência Foto: TV Sudoeste

O bebê recém-nascido que tem um problema grave no coração e precisa de uma transferência urgente para passar por uma cirurgia, na Bahia, teve piora no estado de saúde nesta quinta-feira (19).

O menino está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Esaú Matos, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e precisa ser levado para Salvador o mais rápido possível, no entanto, ainda não há previsão de transferência.O bebê foi diagnosticado com cardiopatia congênita, um problema na estrutura do coração, que é raro e atinge um em cada três mil recém-nascidos.

 Desde que o menino nasceu, ele é acompanhado pelo pai, Fábio Ferreira. A família mora em Veredinha, distrito de Vitória da Conquista, contudo, praticamente se mudou para o hospital. Com a esposa também internada, Fábio é quem tem acompanhado o recém-nascido.

O pequeno nasceu no dia 7 de setembro e, desde então, aguarda a transferência. No hospital, o menino está recebendo medicamentos pra que o coração continue batendo, mas os médicos dizem que não sabem até quando ele vai aguentar essa situação. A família procurou a Defensoria Pública e a Justiça determinou no último sábado (14) a transferência imediata da criança, mas a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) ainda não cumpriu a decisão.

A reportagem procurou a Sesab, que não se pronunciou sobre o descumprimento da decisão. Em nota, a Secretaria informou apenas que a Central Estadual de Regulação continua buscando um leito para transferir o bebê. G1