Prefeitura de Jaguaquara move ação contra paralisação dos professores, que seguem cobrando o cumprimento do piso

Professores imploram pelo cumprimento do piso. Foto: Marcos Frahm

A Prefeitura de Jaguaquara, que trava luta com a APLB Sindicato, entidade que reivindica o cumprimento do pagamento do Piso Nacional do Magistério, moveu uma ação liminar junto ao Tribunal de Justiça da Bahia para barrar as paralisações dos educadores, inclusive a que estava marcada para esta quinta-feira (1º).

Em rede social, a APLB informou a suspensão da paralisação em decorrência da ação judicial. Desde o mês de março que os professores travam queda de braço com a prefeita Edione Agostinone (PP) por reajuste e rejeitam propostas da gestão municipal. No aniversário da cidade, no dia (18) de maio, os trabalhadores da Educação chegaram a enfrentar Edione em frente ao prédio-sede da Prefeitura durabnte o hasteamento de bandeiras, atitude que azedou ainda mais a relação da classe com a mandatáaria [relembre].

A Câmara de Vereadores chegou a aprovar, no dia (17) de maio um Projeto de Lei Nº 006/2023 que reajusta o salário de todos os servidores públicos municipais, no percentual 5,79%, mas não atende o piso dos educadores, que vem realizando uma série de atos de protesto contra a Prefeitura, com paralisação das atividades pelo período de 24h, de forma intercalada em cada semana, às terças e quintas feiras.