Jaguaquara: Cidade completa 102 anos, prefeita entrega veículos e professores protestam durante hasteamento de bandeira

Professores pressionam por pagamento do piso nacional do magistério

O município de Jaguaquara completa 102 anos de emancipação político-administrativa nesta quinta-feira (18). E para marcar a passagem do aniversário da cidade, a Prefeitura promove eventos no Centro da cidade, inclusive com shows musicais do cantor Devinho Novaes e convidados, na Praça – JJ Seabra, a partir das 21h.

Entretanto, a programação festiva teve início por volta das 05h, com alvorada pelos bairros da cidade, às 09h ocorreu a entrega de novos veículos em frente à Prefeitura, que segundo a gestão é para reforçar a frota, como caçamba, van, micro-ônibus, trator, além do ato solene de hasteamento de bandeiras.

Mas o ato não foi marcado apenas por comemoração. Acompanhada do vice-prefeito, vereadores, secretários e do deputado estadual Hassan Iosseff (PP), a prefeita Edione Agostinone (PP) foi surpreendida por um grupo de professores, que teriam se aglomerado na via lateral da Prefeitura e aproveitaram a chegada da mandatária para realizarem protesto, cobrando de Edione diálogo com a categoria, que cobra o cumprimento do piso nacional do magistério, autorizado pelo Ministério da Educação, de 14,95%.

Em sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal, na quarta-feira (17), um Projeto de Lei Nº 006/2023 que reajusta o salário de todos os servidores públicos municipais, no percentual 5,79%, a partir deste mês, foi aprovado com pedido de urgência, mas não atende o piso dos educadores. Vestindo preto e com palavras de ordem, eles se manifestaram durante todo o ato e disseram aguardar a abertura de diálogo. A relação da gestora com os professores não é das melhores.