Prefeito de Maracás recua de flexibilização após aumento de casos e decreta fechamento

Soya volta a impor medidas restritivas. Foto: Blog Marcos Frahm

Maracás estava entre os poucos municípios da região do Vale do Jiquiriçá com a chamada flexibilização do comércio nesse período pandêmico. Diferente de outras cidades, a exemplo de Jaguaquara, que permaneceu por 15 dias com o comércio fechado, até a última terça-feira, quando a Prefeitura autorizou a retomada da economia de forma gradual Maracás ainda permitia o funcionamento dos estabelecimentos até as 12h, para a maioria dos seguimentos e outros funcionavam dentro da normalidade.

Contudo, os casos do coronavírus no município começam a apresentar crescimento já considerado exponencial e a Prefeitura local adotou, conforme novo decreto publicado nesta quarta-feira (22), medidas mais duras, de 23 as 31 de julho, no que concerne a economia, para tentar conter o avanço da doença. O boletim epidemiológico de hoje, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde revela o registro de 174 casos, desde o início da pandemia, com 04 óbitos.

Perante o aumento de casos, o prefeito Soya Novaes (PDT) impõe novas restrições nas atividades comerciais, sobretudo em relação aos serviços não essenciais. Em rede social, o gestor falou em momento difícil enfrentado pelos municípios e enumerou as restrições ”Manteremos os serviços essenciais, como: mercados, farmácias, açougues, postos de combustíveis, funerárias, borracharias, dentre outros, funcionando. Aulas, eventos e todas as atividades de cunhos religioso e esportivo ficam suspensas. Lojas de insumos médicos e hospitalares, estabelecimentos da cadeia produtiva de gêneros alimentícios funcionam até as 12h; lojas de revenda de gás, restaurantes, pizzarias e qualquer estabelecimento de comercialização de refeição, além de material de construção, vidraçaria, marmoraria, móveis, eletrodomésticos e outras estão autorizadas apenas através do serviço de delivery. No domingo, o comércio estará totalmente fechado. O Decreto entra em vigor amanhã e será válido até o dia 31 de Julho. São decisões tomadas para salvaguardar vidas e, mesmo com todas as acusações e críticas, seguirei fazendo o melhor para a minha cidade e pelo povo dessa terra”, comentou o prefeito.

Em todo o Vale do Jiquiriçá, já são 1.575 casos da Covid-19 e esse total atinge todos os 20 municípios que integram o território de identidade. Jaguaquara lidera com 801 e 07 óbitos, seguida de Maracás, com 174 e 04 óbitos e Amargosa, com 155 casos e 06 óbitos.

Para reprodução com ”ética” do conteúdo acima em qualquer meio de comunicação, é necessário dar crédito ao veículo autor da matéria!