Santa Inês: Sinasefe IF Baiano emite nota de apoio aos estudantes, que protestam contra os cortes na assistência estudantil

Estudantes fizeram atos de protesto na quinta e sexta-feira, em frente ao IF Baiano

O SINASEFE – Seção IF Baiano, que representa as trabalhadoras e os trabalhadores em educação do Instituto Federal Baiano, emitiu nota pública se solidarizando com os estudantes do Campus Santa Inês, que paralisaram as atividades da unidade em luta contra os cortes na assistência estudantil. Desde a última quinta-feira (11), que os alunos fazem manifestação em frente a instituição pública de ensino com o objetivo de chamar a atenção da diretoria-geral do IF para as reivindicações. Em nota, enviada ao Blog do Marcos Frahm, o SINASEFE lamenta a situação e cita falta de investimento em educação por parte dos governos anteriores e diz que o atual governo tem a obrigação de assumir o compromisso de recompor o orçamento da educação. A entidade convocou uma assembleia geral para discussão indicativo de greve por tempo indeterminado.

”É lamentável que os estudantes se encontrem em uma situação na qual precisem tomar medidas drásticas para poder garantir as condições mínimas de estudo e vida acadêmica. Sabemos que este cenário é resultado direto da falta de investimento em educação pelos governos anteriores, como os governos Temer e Bolsonaro, que negligenciaram as necessidades fundamentais das instituições de ensino. Entendemos que o atual governo Lula tem a obrigação de assumir o compromisso de recompor o orçamento da educação. A falta de investimento adequado na educação é uma questão que afeta não apenas aos estudantes, mas também toda a comunidade acadêmica. Acreditamos que é preciso que se garanta a recomposição orçamentária para a educação. Não obstante, é necessário que haja uma discussão ampla, transparente e democrática sobre o orçamento e a alocação desse orçamento com a toda a comunidade do Campus Santa Inês. Portanto, é fundamental que haja diálogo e transparência por parte da gestão do campus com os estudantes e que se procure garantir condições de permanência na instituição atendendo assim a demanda por assistência estudantil. Nós do SINASEFE nos juntamos nessa luta com os estudantes. Nossa luta é a mesma, nossa luta é pela educação! Estamos, desde 03 de abril de 2024 construindo uma Greve Nacional, que tem como principais pontos de pauta”:

  • Recomposição do orçamento e reajuste imediato dos auxílios e bolsas dos estudantes;
  • Revogação de todas as normas que prejudicam a educação federal aprovadas nos governos

Temer (2016-2018) e Bolsonaro (2019-2022);

  • Recomposição salarial;
  • Reestruturação das carreiras de técnico-administrativos (PCCTAE) e docentes (EBTT).

Estamos ao lado dos estudantes do Campus Santa Inês em sua luta por uma educação de qualidade e acessível a todas e todos e por diálogo e transparência.

Em solidariedade,

Sindicado Nacional dos(as) Servidores(as) Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção IF

Baiano. SINASEFE – IF Baiano