Mulher morre em Irajuba enquanto aguardava transferência para o Hospital Prado Valadares

Uma mulher de 63 anos morreu no Hospital Municipal de Irajuba, enquanto aguardava transferência para o Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, em Jequié. De acordo com o filho da Dona Maria de Souza Lessa, Pedro Lessa, que atua como chefe do setor de Tributos da Prefeitura de Irajuba, sua mãe estava internada havia 08 dias, quando retornou a unidade hospitalar depois de ter sido liberada da primeira internação, quando teria permanecido 20 dias no hospital e posteriormente o quadro se agravou.

A paciente possuía algumas comorbidades. Ela era obesa, cardiopata, dispnéica com quadro de hemorragia digestiva, o que justificava a sua transferência a uma unidade de referência para acompanhamento médico específico. O filho Pedro, em contato com o Blog Marcos Frahm, informou que a paciente estava regulada em Irajuba com prioridade e aguardava disponibilidade de vaga para ser encaminhada ao HGPV.

Contudo, a direção da unidade da rede estadual em Jequié, conforme o filho de Maria, alegou falta de vagas para receber a paciente, que não resistiu e veio a óbito por volta das 11h. O rapaz disse que fez contato com a direção, além de tentar a vaga sob influência de políticos, mas sem êxito. Em meio ao desespero, Pedro afirmou ser ”inaceitável” a situação. ”Me informaram que tinha a vaga e não quiseram receber minha mãe”, desabafou.

Diante da pandemia do novo coronavírus, o HGPV, tem alertado para a superlotação da unidade, com leitos de UTI direcionado a vítimas da Covid-19, mas ainda não esclareceu sobre o caso citado.