Irajuba: Após 18 dias de paralisação, professores e prefeitura chegam a acordo e greve é encerrada

Alunos cercaram prefeito Jerônimo Souza. Foto: Rede social

Após 18 dias em greve, professores e funcionários de escolas públicas da rede municipal em Irajuba encerram o movimento após acordo com a administração, na tarde desta sexta-feira (3).  Em nota pública, a APLB Sindicato relatou que a Educação do município viveu momentos críticos após os profissionais paralisarem suas atividades no dia 15 de abril, por conta de atraso salarial.

”Várias audiências foram feitas com a administração, sem êxito e, após a última realizada no dia 29 de abril, sem avanços, a categoria se dirigiu ao plenário da Câmara no momento da sessão. O professor José Carlos Jesus dos Santos usou a tribuna relatando a situação, pediu ajuda aos edis para que se unissem a administração no sentido de buscar alternativas para solucionar o problema. No dia 30 o prefeito foi surpreendido pelos alunos e pais pedindo solução para o caso. Na oportunidade criou -se uma  comissão  entre executivo, alunos, pais, professores e APLB  e foi revelada a situação financeira e dificuldades de pagar a folha devido a queda de receitas comprovada pela  APLB”, diz a nota emitida pela entidade.

A informação é de que foram apresentadas pela Prefeitura de Irajuba várias propostas para sanar os meses de março e abril, já vencidos e que as partes chegaram a um denominador comum em audiência realizada ontem, entre membros da APLB e o secretário de Educação, Roberto Carlos, que esteve acompanhado de outros representantes do Executivo.

Informou ainda que encontraram uma solução para o cumprimento do pagamento dos salários referentes a março e foram apresentadas propostas para sanar o mês de abril, aceitas pela categoria. Professores e servidores das unidades escolares retomarão as atividades na próxima segunda-feira. Contudo, o coordenador da APLB local, José Carlos, fala em situação crítica da Educação em Irajuba e garante continuar lutando.