Irajuba: Moradores bloqueiam a BA-888 em protesto contra Embasa por falta de água na cidade

Trânsito ficou parado na BA-888. Foto: Blog Marcos Frahm

Moradores de Irabuba, no Sudoeste baiano, bloquearam a Rodovia BA-888, estrada que interliga a BR-116 a cidade, na manhã desta segunda-feira (28/10) em forma de protesto contra a Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa pela interrupção no fornecimento de água.

Em contato com o Blog Marcos Frahm, os manifestantes disseram não aguentar mais esperar por providências sobre a falta de água e relataram que o líquido não cai na torneira há vários dias. O ato de protesto teve início por volta das 09h, sendo encerrado as 12h, tendo provocado um grande congestionamento na via. Eles utilizaram pedaços de madeira e pneus velhos, que foram queimados.

Irajuba é abastecida por manancial que fica na zona rural do município de Jaguaquara, distante cerca de 50 km. Em diversas localidades de Irajuba,  à distribuição de água potável é feita por meio de carros-pipa, às populações rurais.

Estão em fase conclusiva às obras de ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, através da Embasa, contemplando Jaguaquara, Irajuba, Itaquara e o Distrito Stela Dubois, na região do Vale do Jiquiriçá.

A rede distribuidora de água desses municípios passa por substituição, inclusive na chamada linha tronco, que abastece as três cidades. Conforme informações divulgadas recentemente pela estatal, as obras, que serão concluídas ainda neste ano irão melhorar o abastecimento e acabar com o sofrimento dos consumidores, que aguardam ansiosos pela melhoria.