Ministério do Trabalho e Emprego destaca Jequié como uma das cidades que mais geraram novos empregos na Bahia em 2023

O Ministério do Trabalho e Emprego (MET) divulgou na última quarta-feira, 31, os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), relativos ao registro de vagas formais criadas em todo o Brasil no ano de 2023. De acordo com o levantamento, o município de Jequié desponta entre os que tiveram saldo positivo na geração de empregos, apresentando 8.637 novas admissões e um saldo final de 523 novas contratações com carteira assinada.

Com este resultado, a cidade fica entre as 10 maiores cidades da Bahia que geraram novos postos de trabalho, como Salvador, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Camaçari e São Francisco do Conde. Ainda, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, as cidades de Itabuna e Brumado tiveram saldo negativo.

Mesmo tendo sofrido por dois anos consecutivos com as fortes chuvas e, em seguida, com as enchentes do Rio de Contas e Rio Jequiezinho, situações que causaram forte impacto em diversos setores do comércio local, a estatística oficial divulgada pelo Governo Federal, destacou o crescimento no número de emprego em duas áreas: Comércio e de Serviços, que, juntas, totalizaram 5.665 vagas em 2023. O levantamento é feito pelo Ministério do Trabalho e Emprego a partir dos dados sobre os empregos formais sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria Estadual do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).

”O desenvolvimento de Jequié não se dá por geração espontânea, é tão somente o resultado de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento econômico e social. Isso tudo, associado ao planejamento de ações de infraestrutura, com a ampliação da urbanização, com a melhoria da malha viária, a oferta de centenas de cursos profissionalizantes gratuitos, enfim, de uma gama de intervenções progressistas a partir da administração municipal, criou-se este ambiente positivo, capaz de atrair novos negócios, gerando a abertura de novas vagas no mercado de trabalho. Basta ver o crescimento que tivemos no Imposto Sobre Serviços, o ISS, no Imposto sobre transmissão de bens imóveis, o TBI, tudo isso demonstra que o crescimento do município não é por gravidade e sim fruto de uma política de governo.”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão.

”Temos buscado manter um diálogo com a classe empresarial, com o setor industrial e com isso, muitos têm visto os investimentos que temos feito na urbanização do município, na melhoria da infraestrutura da cidade e, é claro, que essas obras fazem com que Jequié fique mais atrativa para quem deseja investir na cidade, trazendo seus negócios e empresas para cá. Os números deste levantamento do Governo Federal comprovam isso e demonstram o empenho e a dinâmica econômica local, consolidando-a como um polo de desenvolvimento e geração de empregos na região.”, disse o prefeito de Jequié, Zé Cocá.