Jequié, Maracás, Lajedo, Irajuba e outros municípios na lista de áreas para concessão de mineração privada

Jequié e outros municípios da região estão incluído entre os 60% dos municípios baianos, com áreas na lista de oferta para concessão à iniciativa privada para exploração mineral. Ao todo devem ser disponibilizadas 7.027 áreas para pesquisa e lavra, envolvendo os mais variados tipos de substâncias minerais. A Agência Nacional de Mineração (ANM) abriu na terça-feira (29), a 2ª Rodada de Disponibilidade de Áreas de oferta. A Bahia representa quase 20% de toda a área ofertada pela Agência Nacional, 19,43% do terreno está no estado.

Ao todo são 1.349 áreas para oferta em regime de pesquisa e 17 em regime de lavra – que é um regime de extração de substâncias minerais com aproveitamento imediato do jazimento mineral que, pela sua natureza de pequeno volume e distribuição irregular do bem mineral, muitas vezes não justifica o investimento em trabalhos de pesquisa, tornando, assim, a lavra garimpeira o regime mais indicado.

Os minérios disponíveis para exploração são: areia, argila, charnoquito, conglomerado, gnaisse, granito, mármore e sienito. 

Na região próxima a Jequié, constam da lista os municípios de Apuarema, Barra do Rocha, Boa Nova, Brejões, Contendas do Sincorá, Cravolândia, Gandu, Ibirapitanga, Irajuba, Iramaia, Itagi, Itagibá, Itamari, Ituaçu, Jiquiriçá, Jitaúna,  Laje, Lajedo do Tabocal, Manoel Vitorino, Maracás, Mirante, Planaltino, Poções. Com informações do Bahia Notícias