Interdição da BR-116 já dura 20 horas, com vazamento de etanol na pista após explosão

Explosão provocou um longo congestionamento. Foto: CBMBA

Já dura 20 horas a interdição da Rodovia Santos Dumont BR-116, no trecho que compreende os municípios de Brejões, Nova Itarana e Milagres, na região do Vale do Jiquiriçá após um incêndio envolvendo uma carreta que transportava um carregamento etanol.

Conforme informou anteriormente o Blog Marcos Frahm, o incêndio teria iniciado por volta das 04h30 nos pneus da carreta, atingindo posteriormente o tanque carregado de álcool, provocando explosão no KM 561. Ninguém ficou ferido.

Com um longo congestionamento nos dois sentidos da pista, motoristas passaram a utilizar alternativas para driblar o bloqueio. Quem saiu de Salvador e de Feira de Santana em direção ao Sudoeste, por exemplo, passou a utilizar a BA-540, que interliga a BR-116 a BR-420, passando por Amargosa e Mutuípe, dando acesso a 116 no Entroncamento de Jaguaquara, distante mais de 100 km do trecho do incêndio. Outros seguiram pela cidade de Itatim, para ter acesso ao Recôncavo baiano, via BR-101.

Estradas vicinais do Município de Brejões também são usadas como alternativas para veículos pequenos. Com a explosão, vazou etanol do caminhão e se espalhou na pista. Uma equipe do Corpo de Bombeiros de Itaberaba foi acionada, mas decidiu por não liberar o trecho sob risco para o tráfego nesta quarta-feira.

*Matéria publicada a 00h