Google informou que vai excluir contas inativas a partir do próximo dia 1º de dezembro; veja se a sua está entre elas

O Google informou que, a partir de 1º de dezembro de 2023, vai começar a excluir contas inativas, ou seja, que não foram acessadas por seus titulares num período de dois anos. Com a exclusão, todos os e-mails e arquivos de Docs, Drive, Meet, Agenda e Fotos serão apagados.

A medida vale apenas para contas pessoais e não vai afetar cadastros na plataforma do Google para empresas, escolas ou outras organizações, de acordo com informações do G1. A exclusão vai começar pelas contas que foram apenas criadas, sem nenhum uso após isso.

COMO NÃO PERDER A CONTA

Para não perder a conta do Google por inatividade, é preciso fazer o login e realizar ao menos uma atividade na plataforma. O usuário pode ler ou enviar um e-mail, usar o Google Drive, assistir um vídeo do YouTube, compartilhar uma foto, fazer o download de um app, ou usar a Pesquisa Google, por exemplo.

Se a conta, mesmo inativa, estiver ligada a algum serviço de assinatura ou tenha ao menos um vídeo no canal do youtube, ela não será excluída. Segundo o Google, a retirada das inativas é apenas por medida de segurança, pois esses cadastros podem ter senhas que já apareceram em vazamentos de dados e, em geral, não contam com a proteção da autenticação de dois fatores.

”Nossa análise interna mostra que as contas abandonadas têm pelo menos 10 vezes menos probabilidade do que as contas ativas de configurar a verificação em duas etapas”, diz a empresa.