Tecnologia: Prefeitura de Jequié entrega 500 novos tablets para modernizar coleta de informações da Saúde

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, promoveu no início deste ano de 2024, a entrega cerca de 500 novos tablets aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias, dando mais um passo rumo à modernização e ao aperfeiçoamento dos serviços de Saúde para a população.

O ato simbólico representa a implementação da informatização da Rede de Atenção Primária à Saúde, bem como as ações de Vigilância em Saúde no município. Esse novo recurso, que permite acesso à Internet em tempo real, além de agilizar o trabalho dos próprios profissionais, vai auxiliar na atualização mais rápida dos dados de cada usuário do Sistema Único de Saúde, possibilitando que a Secretaria de Saúde identifique e atenda de maneira mais eficaz, as demandas da população.

Com investimento de cerca de R$ 500 mil reais, a iniciativa faz parte do Programa de Apoio à Informatização e Qualificação dos Dados da Atenção Primária à Saúde – Informatiza APS que, em sua totalidade, vai significar um investimento superior a um R$ 1,2 milhão de reais, visando a qualificação das informações geradas pelos serviços de saúde na rede municipal.

De acordo com o secretário de Saúde, Marlon Pereira, a alimentação do sistema, feita diretamente no tablet, reduz, ainda, as chances de perda de dados, além de pôr fim ao uso dos ficharios em papel, iniciativa que diminuía a eficiência da atuação dos profissionais.

”Essa ação, que é parte de um conjunto de outras ações que estamos executando, nos possibilita promover mais agilidade e uma grande economia em todas as áreas da Secretaria de Saúde, pois não haverá mais a necessidade de emissão das fichas de papel, além de contribuir de forma positiva na coleta de dados e de proporcionar às nossas equipes de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates às Endemias menos desgaste físico, uma vez que cada profissional é responsável por atender centenas de famílias.” destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.