Com aquisição de mais uma ambulância do SAMU, Prefeitura de Jequié inaugura requalificação de UBS

Prefeito entrega requalificação de UBS. Foto: João Lourenço

O distrito de Boaçu, um dos mais antigos de Jequié, passou muitos anos sem atendimento de saúde no único posto da localidade em função do estado precário de sua estrutura, ficando há quase 10 anos abandonado. É o que diz a Prefeitura.

Os atendimentos de saúde eram prestados pela equipe da Secretaria de Saúde com o apoio da unidade móvel do Expresso da Saúde, e utilizando o espaço de uma igreja ou da escola municipal. Esta realidade agora mudou, conforme informações divulgadas pela gestão atual.

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem executando o projeto de ampliação e modernização das Unidades Básicas de Saúde e nesta nesta semana inaugurou as obras de requalificação da Unidade Básica de Saúde Uziel Souza Xavier, em Boaçu e apresentou a nova ambulância do Serviço Móvel de Urgência (SAMU Regional 192), recém adquirida pelo município.

Estiveram presentes o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; o secretário de Saúde, Vitor Lavinsky; o vereador José Simões de Carvalho; o vereador Roque Silva, líder da maioria na Câmara Municipal; a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Zona Rural (PACS-Zona Rural), Bárbara Pessoa; o assessor de Controle, Avaliação e Auditoria, da Secretaria de Saúde, Eduardo Almeida Pecorelli; a empresária, Socorro Almeida, que também é mãe do prefeito; o administrador do distrito de Boaçu, Rosiel Ferreira Santana; e moradores da comunidade.

Com sua estrutura completamente desgastada, o local em nada lembrava um equipamento de saúde, não tendo condições de ser utilizado para esse fim. Agora, a população de Boaçu e das localidades do Castanhão e Busca Vida contam com uma Unidade Básica de Saúde inteiramente recuperada, moderna e com novo mobiliário e equipamentos médico-hospitalares. Além de intervenções no piso, nas portas, no telhado, nas instalações elétricas e hidráulicas, e de uma nova pintura e devidamente preparado para atender aos usuários.