Barracos demolidos, famílias retiradas: Polícia Militar cumpre mandado de reintegração de posse em fazenda ocupada pelo MST em Jaguaquara

Barracos são demolidos por máquinas na fazenda. Fotos: Blog do Marcos Frahm

A Polícia Militar cumpre, desde as primeiras horas desta quinta-feira (13), um mandado de reintegração em terras ocupadas por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em uma fazenda de 70 hectares, localizada às margens da Rodovia BA-250, próximo a BR-116, no Entroncamento de Jaguaquara. A área era ocupada desde o dia (05) de fevereiro deste ano e pertence a herdeiros oriundos de Jaguaquara.

A ação desta quinta-feira envolve policiais militares do 19º BPM de Jequié através da 3ª Cia e da Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE Central.

Com o acompanhamento de uma oficial da Justiça, do Corpo de Bombeiros e o apoio de servidores da Prefeitura, máquinas são utilizadas por uma equipe da para demolição de barracos que haviam sido instalados pelos assentados e famílias são retiradas do local.

A reintegração ocorre de forma pacífica, apesar da insatisfação dos ocupantes, alegando que as terras são improdutivas e que estavam sendo ocupadas para produção de alimentos. No local, um dos representantes do movimento disse que não tinha autorização dos superiores, que estavam ausentes, para gravar entrevista.