Zé Cocá admite pré-candidatura do irmão a prefeito nas eleições 2024 em Lafaiete Coutinho; ”se for da vontade de Deus, será candidato”

Zé Cocá liderou articula pré-candidatura do irmão. Foto: Blog do Marcos Frahm

Ter sido prefeito de Lafaiete Coutinho por dois mandatos, inclusive com candidatura única na reeleição, presidente dos Consórcios de Infraestrutura da Bahia, presidente da UPB, deputado estadual e agora prefeito de Jequié parece não ser o suficiente para Zé Cocá (PP), que definiu como prioridade reconstruir o papel de liderança do município que o projetou no cenário político.

Mesmo governando a Cidade Sol com alta popularidade, Cocá tem se dividido entre as articulações para sua pré-candidatura à reeleição e reconstrução do grupo político que lhe representa na vizinha cidade. Uma reunião em Lafaiete, na última segunda-feira (19) explicitou o que já vinha sendo desenhado nos bastidores: uma eventual candidatura familiar, a do seu irmão, o agricultor Flávio Brandão, o Binho. No encontro que reuniu 06 dos 09 vereadores, além do atual vice-prefeito Hélio Romão e outras lideranças locais, Cocá bateu o martelo e decidiu pelo nome do irmão, que estava presente na reunião.

Ao participar da abertura dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Jequié, na noite desta terça-feira (20) Zé admitiu que, Binho, apesar de neófito na política, será o seu representante na disputa sucessória em Lafaiete. ”É um projeto que não é de Zé Cocá, é de Lafaiete Coutinho.  Se o povo achou Zé Cocá bom, Binho será melhor. É um cara de minha extrema confiança, um irmão, um pai, amigo seríssimo que quando eu errava me chama, sempre me guardando e se for da vontade de Deus ele será pré-candidato’’, disse ao Blog do Marcos Frahm, tendo revelado que o irmão é filiado ao Progressistas.

Questionado sobre a relação com o atual prefeito, João Velho (PP), que exerce o segundo mandato, com quem rompeu nas eleições estudais de 2022, Cocá afirmou que voltou a conversar com João e que dialoga também com o vereador Vaval (PP), este que sonha em ser o candidato do prefeito, que ainda não definiu qual nome apoiará e essa aproximação com o parlamentar de relação próxima com o chefe do Executivo contribui para aumentar os rumores em torno de uma chapa com nomes indicados por Zé e João, já que a oposição já tem definição sobre cabeça de chapa, o ex-vereador Horlando Cardoso (PSD), aliado do deputado Antonio Brito (PSD) e o vice também deverá sair de lá, da ala oposicionista.