Waldenor Pereira deve ser o nome do PT para concorrer à prefeitura de Conquista, dizem lideranças

Deputado Waldenor é o nome mais considerado. Foto: Rede social

O deputado federal Waldenor Pereira (PT) é o nome mais considerado para a disputa da prefeitura de Vitória da Conquista pelo grupo oposicionista. Natural de Caculé, também no sudoeste do estado, o parlamentar jamais disputou uma eleição majoritária e, caso sua candidatura seja confirmada em 2024, encerrará um ciclo de candidaturas dos ex-prefeitos Guilherme Menezes e Zé Raimundo pelo PT.

Último candidato petista à prefeitura conquistense, o deputado estadual Zé Raimundo declarou ao Bahia Notícias nesta quarta-feira (8) que não pretende se lançar novamente à gestão municipal e indicou sua preferência pelo colega Waldenor.

”Eu estou cansado. As disputas por prefeitura são cansativas e eu não posso me lançar a algo que eu não considero que estarei 100%. No que depender de mim, o nosso candidato será Waldenor. Ainda iremos decidir internamente e com os demais partidos no âmbito da federação, mas eu vou trabalhar por isso”, revelou Zé Raimundo.

Procurado pelo BN nesta quinta (9), Waldenor Pereira afirmou que fica feliz com a lembrança de seu nome para a disputa, mas preferiu a cautela antes de se colocar como pré-candidato à prefeitura de Vitória da Conquista.

”Sinto-me orgulhoso pela lembrança da população conquistense. É o reconhecimento da nossa atuação em defesa de Vitória da Conquista. Porém trata-se de um tema que é tratado pelo PT obedecendo um calendário que envolve a mais ampla participação dos filiados”, despistou Waldenou.

“O nosso partido vai disputar a eleição municipal em condições muito favoráveis. Além do meu nome, o partido dispõe de quadros extremamente qualificados e comprometidos com a cidade, como o deputado Zé Raimundo e os vereadores Viviane, Jacaré, Valdemir e Xandó”, enumerou o deputado federal.

Waldenor, entretanto, não deixou de cutucar a gestão da atual prefeita, Sheila Lemos (União). ”A cidade está muito insatisfeita com a atual administração”, disse.

Apesar da cautela de Waldenor, nos bastidores do PT baiano, já se dá como certa a candidatura do deputado federal à prefeitura de Conquista. ”Parece estar pacificado”, disse o presidente estadual do PT, Éden Valadares.

”Ainda falta muito tempo, estamos distantes ainda do calendário eleitoral de 2024, mas o PT de Vitória da Conquista caminha para uma grande unidade em torno do companheiro Waldenor Pereira, um sinal de amadurecimento e de responsabilidade. Chegaremos mais fortes e mais coesos. Tanto em Conquista com Waldenor, como em Feira de Santana com o companheiro Zé Neto”, complementou Éden.

O vereador Xandó (PT), citado por Waldenor como um dos possíveis pré-candidatos, afirmou ao Bahia Notícias que o candidato do grupo político ainda será decidido, em conversas não apenas com a federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), mas também com outros aliados, como o PSB e o MDB.

Mesmo assim, Xandó foi mais um a citar Waldenor como um nome forte para se lançar à prefeitura em 2024, ao lado da vereadora Márcia Viviane e dele próprio, que também se colocou à disposição para representar o PT na disputa.

“Hoje, a minha posição é que meu nome está à disposição do partido. Se o partido, a população e os partidos aliados acharem que eu tenho um perfil interessante para disputar as próximas eleições, a gente está com o nome à disposição”, disse Xandó ao BN.

HISTÓRICO

O PT governou Vitória da Conquista por 20 anos, entre 1997 e 2016. Primeiro, Guilherme Menezes, eleito em 1996 e reeleito em 2000. Em 2002, o então prefeito renunciou para se lançar à Câmara dos Deputados, deixando no comando da cidade o vice Zé Raimundo, que foi reeleito e governou até 2008.

Guilherme Menezes, então deputado federal, voltou a disputar a prefeitura de Conquista e ganhou mais dois mandatos, se tornando o gestor municipal conquistense entre 2009 e 2016.

O “império” do PT em Vitória da Conquista se encerrou em 2017, quando o oposicionista Herzem Gusmão (MDB) assumiu a prefeitura, após derrotar Zé Raimundo, que voltou a ser derrotado pelo emedebista em 2020. Hoje, após a morte de Herzem, em decorrência da Covid, a cidade é comandada por Sheila Lemos.

Com Guilherme Menezes aposentado da política e Zé Raimundo concentrado em seu mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o PT agora pensa em Waldenor Pereira para retornar ao comando do terceiro maior município do estado.

Economista, Waldenor atua politicamente desde 1975, quando se filiou ao MDB, partido que fazia oposição à ditadura militar. Em 1981, se filiou ao PT, partido em que se mantém até o presente momento.

Em 1994, o professor de Administração e Finanças se elegeu pela primeira vez reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), instituição que dirigiu por oito anos, até 2002.

Ao deixar a reitoria da Uesb, Waldenor se candidatou a deputado estadual, sendo eleito com 33.338 votos. Em 2006, ele se reelegeu na AL-BA, quase que dobrando a sua votação: 61.328 eleitores. No segundo mandato, ele se tornou líder do governo de Jaques Wagner (PT) no legislativo, aumentando sua visibilidade.

Em 2010, Waldenor decidiu dar um passo à frente e se lançou a deputado federal, sendo eleito com 87.930 votos e assumindo o seu primeiro mandato em Brasília. Ele foi reeleito em 2014 (114.965 votos), em 2018 (121.278 votos) e em 2022 (113.110 votos), com seu sucesso eleitoral o cacifando para buscar uma candidatura majoritária.