Antônio Sampaio (Avante), depois de bater o próprio recorde ao ser reeleito prefeito para exercer o quinto mandato em Irajuba, conquistando mais de 80% dos votos válidos está em vias de protagonizar mais um fato na região. Aos 67 anos, Nego, como é conhecido nos meios políticos é o nome preferido do Governo para comandar o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá – CONVALE pelos próximos dois anos. Segundo apurou o Blog do Marcos Frahm com fontes fidedignas, Sampaio estaria animado e já se preparando para se apresentar como candidato no próximo encontro de prefeitos do Território de Identidade.
Aliado de primeira hora do Governo, Sampaio tem a simpatia do ministro Rui Costa (PT), que não deve se manifestar publicamente sobre a eleição, mas teria forte influência sobre o atual presidente, o prefeito de Nova Itarana, Antônio Danilo (PSD), que pode ser usado como o braço operacional da articulação política para pavimentar o caminho da eleição de Sampaio no Consórcio e dá o recado aos demais prefeitos que integram a entidade representativa, são 20 gestores no total.
A pedra no caminho seria o prefeito reeleito de Lagedo do Tabocal, Marquinos Senna (PP), que passou a ser cogitado [veja] e não esconde o desejo de também conduzir o CONVALE, mas na política, não há nada que não se resolva ou se dissolva com uma boa arrumação quando se trata de um grupo só. O prefeito de Lagedo, apesar de ter contrariado o Governo ao subir no palanque do seu primo e candidato a prefeito Lió (PDT), que perdeu as eleições 2024 em Maracás para o candidato preferido do sistema, Nelson Portela (PT), é também integrante da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) desde a emblemática eleição 2022. Claro que os dois querem a cabeça da chapa, mas um pode ser o presidente e o outro vice. Sampaio, além de ser o querido de Rui e Jerônimo deve contar com o apoio do deputado federal Dal (UB), este opositor do Governo, correligionário de ACM Neto, mas que não deixa de ter o peso da sua opinião junto aos prefeitos aliados, cerca de 04 no Vale. A escolha da nova mesa-diretora acontecerá em janeiro de 2025.