
A cultura das cavalgadas vem se fortalecendo no Vale do Jiquiriçá e a Montaria do Farejador, realizada anualmente em Lagedo do Tabocal, em homenagem ao Dia do Vaqueiro, instituído pela Câmara Municipal da cidade se torna uma tradição ao chegar a sua 12ª edição, neste domingo (04/05), atraindo vaqueiros de várias regiões da Bahia, com percurso de cerca de 12 quilômetros, via BA-250, que foi interditada para a passagem dos animais, tendo início no município de Itiruçu e encerrado em Lagedo.
O evento, que é promovido com colaboração do poder público, através do Estado e Município é encerrado com atrações musicais que atraem também aqueles que não praticam o esporte. Os cantores: Júnior Viana, Silfarley, Companhia do Caprixxo, Edi Rossi e Elmo Santana animam o público.
As cavalgadas surgiram no Brasil durante o processo de ocupação do solo entre os séculos 17 e 18. Conduzindo o gado bovino ou equino de uma fazenda para outra iam os tropeiros, montados a cavalos ou burros. Eles acampavam para descansar, agradecer e pedir proteção divina para eles e para os animais. Essa profissão fez parte da vida de muitos brasileiros do meio rural daquela época. Atualmente, as cavalgadas englobam religião, esporte e aventura, reunindo famílias e constituindo o patrimônio histórico e cultural de muitas localidades.
*Por Marcos Frahm / BMF