Trânsito: Polícia Rodoviária na Bahia realiza ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher em todo o estado, incluindo Jequié

As ações tiveram como objetivo a conscientização contra os casos de violência praticada contra as mulheres

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou ações de conscientização em todo o estado. As palestras abordaram temas como a Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher, como denunciar casos de agressão e os mecanismos de proteção disponíveis para as vítimas.

Em Feira de Santana (BA), foram realizadas rodas de conversa capitaneadas pela Inspetora Lívia nas empresas Ambev e Expresso Nepomuceno com o tema ”Trajetória da mulher na carreira policial, feminicídio e vivências das colaboradoras”. Também esteve presente no evento a Policial Militar e Psicóloga Ivanildes, que tratou do tema feminicídio. As colaboradoras das empresas também tiveram a oportunidade de trazer relatos sobre suas experiências no mercado de trabalho, principalmente em ambientes predominantemente masculinos.

Em Jequié, no sudoeste do estado, as atividades foram diversificadas e incluíram uma série de palestras em empresas privadas, abordando temas cruciais relacionados aos direitos das mulheres. As palestras foram direcionadas para conscientizar os colaboradores sobre questões como igualdade de gênero, combate à violência doméstica e empoderamento feminino. Além disso, foram oferecidos espaços de diálogo e reflexão sobre a importância da participação ativa na promoção da igualdade de oportunidades e no enfrentamento de todas as formas de discriminação de gênero. As palestras também destacaram a necessidade de construir ambientes de trabalho mais inclusivos e respeitosos, onde todas as pessoas possam desenvolver seus talentos e contribuir para o progresso da sociedade.

Em Eunápolis, região sul da Bahia, as ações realizadas pela PRF foram focadas na conscientização e prevenção da importunação sexual em ônibus e em espaços públicos. Para isso, foram realizadas abordagens específicas em ônibus, onde os agentes da PRF interagiram com os passageiros, distribuindo materiais informativos e promovendo diálogos sobre a importância de denunciar casos de assédio e violência sexual. Além disso, foram destacados os mecanismos disponíveis para coibir esse tipo de violência, como o Disque 180 e 191, serviços de denúncia que garantem o anonimato e oferecem suporte para vítimas de violência.

Já em Paulo Afonso, região norte do estado, foi realizada mais uma edição da Operação Rosas de Aço. A operação, planejada, coordenada e executada por mulheres. As equipes de policiais desenvolveram atividades de fiscalização de trânsito, combate à criminalidade e ações educativas, com foco na conscientização dos motoristas e passageiros sobre as diversas formas que podem ocorrer a violência contra as mulheres e a necessidade de acolher essas vítimas.