tiruçu: Encontro surpreendente entre Zé Cocá, Hassan e Dal com pré-candidato a prefeito causa ebulição política

Zé Cocá, Hassan, Bira e Dal em encontro. Foto: Reprodução/Rede social

Em Itiruçu, populares já vivem clima de ebulição política. Pelo que se diz, a campanha eleitoral de 2024 deve ser uma das mais disputadas da história política do município, podendo ter mais de duas chapas concorrendo ao Executivo.

Um encontro inesperado ocorrido na quarta-feira (27) envolvendo o prefeito de Jequié, Zé Cocà (PP), o deputado estadual Hassan (PP) e o deputado federal Dal (UB) com o secretário municipal de Obras, Ubiratan Moraes, o Bira, anunciado como novo filiado do Progressistas surpreendeu até simpatizantes de Cocá, este que é nascido em Itiruçu e, até então, não demonstrava simpatia pela virtual candidatura do secretário, um dos nomes da confiança da prefeita Lorena Di Gregório (PSD), que até esta noite não se manifestou sobre a repercussão de encontro nas redes sociais.

Em um vídeo, os líderes políticos saúdam Bira como novo filiado; ”amigos e amigas de Itiruçu, estou aqui ao lado do deputado Hassan, do prefeito de Jequié, para dar uma boa notícia, que Bira está se filiando ao PP e vai está cuidando do PP em Itiruçu”, disse Dal, que teve o discurso endossado por Cocá e Hassan.

‘’Estaremos juntos, torcendo por minha terra natal”, afirmou o prefeito da Cidade Sol. Por um lado, o encontro, surpreendente ou não, é natural, em se tratando de política. Por outro, pode gerar um novo rumo ao processo político-eleitoral local, cujos membros buscam entendimento para a aproximação de Cocá com um provável candidato da prefeita Lorena, já que ambos, em nível estadual, trilham, ou trilhavam, por caminhos opostos.

Dentro do grupo liderado pela prefeita ainda são ventilados os nomes do vereador Ezequiel Borges, eleito no PSD, mas migrará para o PT sob anuência do seu padrinho político, o deputado federal Jorge Solla (PT) e o vice-prefeito do município, Júnior Petrúquio (PSD), liderado do deputado Antonio Britto (PSD). Na ala da oposição, o ex-prefeito Carlinhos, petista de carteirinha é cogitado como provável candidato, além do atual presidente da Câmara, Tony Anjos (PDT), do ex-prefeito Ailton Cezarino (PSB) e Alender Correia, advogado e servidor público federal do INSS, que chegou a ser filiado ao PT e ingressou no PP em 2020.