Setor de Investigação da Coorpin de Jequié identifica jovens que trocavam mensagens planejando matar policiais e pessoas negras

Açção é da Setor de Investigação da Coordenadoria Regional de Jequié. Foto: BMFrahm

O Setor de Investigação da Coordenadoria Regional de Jequié, após receber relatório do Departamento de Inteligência da Polícia Civil- DIP, constatando que entre os meses de abril e junho deste ano, um usuário da plataforma Instagram, no município de Itagibá, estava trocando mensagens com outro usuário oriundo de Florianópolis/SC, com o fim de planejar possível ataque a uma escola no município baiano.

O conteúdo das mensagens de acordo com o DPC Rodrigo Fernando, coordenador da 9ª Coorpin demonstram a intenção do investigado quanto ao modo de execução dos crimes planejados, a sua pretensão em matar policiais e pessoas, especialmente pretas, bem como cometer suicídio logo após a prática dos atos de violência.

Na manhã desta sexta-feira (14), foi cumprido mandado de busca e apreensão pela equipe do Setor de Investigação da Coordenadoria Regional de Jequié  em  Itagibá, que teve desdobramento em uma residência na cidade de Dário Meira, onde foram identificadas duas pessoas envolvidas e os materiais (faca e machadinha) postados na internet, que seriam utilizados em um possível ataque. Também foi apreendido, após identificado, o vestuário utilizado nas fotos publicadas pelo alvo.

O Setor de Investigação da Coordenadoria Regional de Jequié identificou e qualificou o acusado, bem como descobriu que este faz alusão e apologia ao massacre de Collumbine, enaltecendo o autor deste fato.

Entenda – O Massacre escolar de Columbine ocorreu em 20 de abril de 1999, na Columbine High School, em Columbine,3|4 uma área não incorporada de Jefferson County, no Colorado, Estados Unidos. Além do tiroteio, o ataque complexo e altamente planejado envolveu o uso de bombas para afastar os bombeiros, tanques de propano convertidos em bombas colocados na lanchonete, 99 dispositivos explosivos, e carros-bomba. Os autores do crime, os alunos seniores Eric Harris e Dylan Klebold, mataram 12 alunos e um professor. Eles também feriram outras 21 pessoas, e mais outras três ficaram feridas enquanto tentavam fugir da escola.

Depois de trocarem tiros com policiais respondentes, a dupla cometeu suicídio na biblioteca da escola à época.

Na operação realizada por equipes do CATI/DEPIN Central de Jequié, juntamente com a equipe da coordenadoria de Jequié, nos municípios de Itagibá e Dario Meira, foram apresentados nesta data, 2 envolvidos, sendo eles um adolescente de 17 anos, este o principal alvo, e um cidadão de 18 anos, ambos alunos do ensino médio de uma Escola Estadual situada no Município de Itagibá/BA.

O menor de idade ostentava material nas redes sociais, como faca, machadinha, utilizados nas postagens e conversas, o qual foi encontrado e apreendido na cidade de Dario Meira, sob a posse da pessoa maior de idade (18 anos).