Sem desfile devido à pandemia, Maracás comemora 166 anos e prefeito fala em semear ações

Prefeito de Maracás, Soya Novaes. Foto: Blog Marcos Frahm

Com uma população estimada em mais de 20 mil habitantes, Maracás completou, nesta segunda-feira (19), Dia do Índio, 166 anos de emancipação política que, este ano, foi celebrado sem desfile cívico, sem banda marcial e sem festa, devido à pandemia do novo Coronavírus. Prefeitura de Maracás, por meio da Secretaria de Educação e da Diretoria de Cultura estará realizando, até o dia (23) uma série de atrações online, inclusive concurso entre estudantes, com transmissão nas plataformas digitais da gestão.

Mas, apesar das limitações geradas pela pandemia, a terra do frio, que tem como padroeira Nossa Senhora das Graças, vem passando por um período marcado por avanços, como, por exemplo, a chegada da mineradora Largo Resources, proprietária da mina de vanádio Maracás Menchen, que deu um novo gás ao comércio local nos últimos anos.

A gestão pública municipal atual é representada pelo empresário Soya Novaes (PDT), reeleito prefeito nas eleições de outubro de 2020 e se destaca por investimentos, sobretudo na área de Infraesrutura, para tentar sanar deficiências em vias públicas do extenso Município. Em publicação recente, Soya comunicou que já foram pavimentadas em sua gestão 68 ruas, além de uma creche escolar sendo construída com recursos do Município para atender crianças carentes, e outras ações na Infraestrutura. Ele planeja também a construção de um novo hospital.

Ao comemorar o aniversário de Maracás na rede social, o gestor falou em semear ações e colher conquistas. ”Vamos seguindo, semeando ações e colhendo conquistas, buscando no presente o futuro! Infelizmente, não podemos estar juntos festejando essa data, pois o momento requer distanciamento social e cuidado à Saúde, mas nenhuma pandemia vai tirar o brilho da nossa história”.