Secretarias de Segurança e de Educação reforçam ações para reprimir boatos de ataques em escolas

A Secretaria da Segurança Pública vem reafirmar à toda população baiana atenta ao cenário vivenciado no território nacional, no tocante às ameaças de crimes em desfavor da comunidade acadêmica.
A pasta está atuando de forma preventiva, com reforço dos canais de inteligência da SSP, da Polícia Militar e da Polícia Civil, em especial aqueles que tocam nas unidades educacionais de todo o Estado.
Os órgãos da SSP e a Secretaria da Educação estão atuando de forma integrada, no âmbito da Operação Escola Segura, para dar a melhor resposta ao cenário vivenciado.
Foram reforçadas ações preventivas que estão sendo levadas a cabo pela Polícia Militar, em adesão à Ronda Escolar, assim como investigações de polícia judiciária de atribuição da Polícia Civil.
Os trabalhos desempenhados pelas forças policiais já permitiram a identificação de cinco adolescentes, em cidades distintas da Bahia, responsáveis pela propagação de mensagens que visaram, tão somente, disseminar o pânico da comunidade acadêmica.
Todos os identificados foram devidamente conduzidos a unidades da Polícia Civil para as apurações regulares e aplicação das medidas previstas na legislação pátria.
A SSP pontua que, a despeito de que a grande maioria das ameaças informadas e identificadas serem falsas, tratará todas como se reais fossem, no exercício regular da sua missão institucional.
”Continuaremos firmes na vigilância e com o trabalho de inteligência. Escola é local de conhecimento, cultura e harmonia. Não permitiremos esse tipo de conduta, gerando transtornos para alunos, professores e familiares”, garantiu o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.”
A SSP está disponibilizando um canal dedicado para a comunicação de possíveis ameaças através do Disque-Denúncia, telefone 181. As informações serão tratadas de maneira emergencial pela Superintendência de Inteligência e imediatamente repassadas para as forças policiais, visando a pronta resposta, quando cabível. Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados através do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.com).
O cidadão pode, ainda, encaminhar informações sobre ameaças através do sítio do Ministério da Justiça https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura.

Fonte: Ascom/Marcia Santana