Realização da Micareta de Feira de Santana em setembro divide opiniões entre foliões e empresários

A Micareta de Feira de Santana tradicionalmente é realizada no mês de abril com grandes atrações locais e nacionais. Por conta da pandemia da Covid-19, a festa não pôde ser organizada nos últimos dois anos. Este ano, a intenção da prefeitura municipal é realizar a festa no mês de setembro. No entanto, o anúncio tem dividido a opinião de foliões e pessoas que comercializam alimentos e bebidas durante o evento.

Para a foliã Ediane da Silva Moreira, 36 anos, que sempre participou da Micareta, desde os 11 anos de idade, o mês de setembro por ter temperaturas mais altas parece ser uma boa opção para realização da festa.

”Eu acho que não vai ficar ruim porque abril é um mês chuvoso e setembro por ser mais quente, os ambulantes vão ter mais vendas e o tempo estará melhor. Vai ser logo após as festas juninas, onde a gente já gastou um pouco, mas o importante é estar com saúde e se divertir. Com fé em Deus, estarei lá atrás do trio elétrico”, afirmou, em entrevista ao Acorda Cidade.

Já a foliã Aline Barreto, que há 9 anos curte a festa como pipoca, a Micareta em setembro pode não ter tanta participação, por estar próximo do final do ano, em que muitas pessoas viajam.

”Não gostei, eu acho que é perto do final do ano e não vai ter esse movimento todo. As pessoas querem viajar e fazem planos para final de ano. Para mim seria mais viável colocar a Micareta para o ano que vem mesmo em abril”, opinou.

A comerciante Ana Angélica do Carmo Bastos há 20 anos trabalha da Micareta, com um barracão montado no circuito da festa, onde comercializa bebidas, cachorro-quente, acarajé, entre outros alimentos bem procurados pelos participantes do evento.

Ela contou que cinco ou seis pessoas a auxiliam nos eventos, mas desde que começou a pandemia, todos estão parados. ”Isso trouxe muito prejuízo, estou parada esse tempo todo e agora estou pedido a Deus para voltar à atividade, porque chega de ficar parada dentro de casa”, declarou.

Apesar da situação econômica um pouco complicada, a comerciante acredita que a Micareta não deveria ser mais realizada este ano, e sim em abril do ano que vem, período tradicional da festa.

”A minha opinião é que eu não concordo com a Micareta no mês de setembro. A gente esperou até hoje, pode esperar até o próximo ano, em vez de fazerem em setembro, que façam um São João no Parque de Exposição, que façam a Expofeira, que também é muito movimentada. É a mesma festa, só muda que é trio e lá é palco, mas é uma festa. Agora, Micareta no mês de setembro não tem nada a ver”, opinou.

Ana Angélica acredita que a Micareta em setembro trará mais prejuízo que lucros, sobretudo aos comerciantes, que fazem um investimento alto em mercadorias.