Prefeitura de Jequié recebe 1.690 doses de vacina contra Covid e continua imunização de profissionais

Vacinas chegaram em aeronave no Vicente Grillo. Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira, a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, recebeu da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB), por meio do Núcleo Regional de Saúde, o quantitativo de 1.690 doses do imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca. A chegada do novo lote acontece após a liberação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que é responsável pela análise e etiquetamento das duas milhões de doses importadas do Instituto Serum da Índia, um dos centros produtores da vacina de Oxford-AstraZeneca e o envio para os estados brasileiros foi feito pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu, juntamente com o Núcleo Estratégico de Combate à Covid-19, um Plano Municipal de Vacinação que vem sendo seguido de acordo com a prioridade de imunização, onde constam como perfil prioritário de vacinação os profissionais da área de Urgência e Emergência, lotados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU 192, área hospitalar, vacinadores, que atuam no serviço de imunização contra a Covid-19, trabalhadores das instituições de acolhimento de idosos, de longa duração, profissionais do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate), das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e trabalhadores de consultórios e laboratórios que trabalham na coleta e análise de materiais orgânicos relativos à Covid-19.

”Estamos mantendo a vacinação dos grupos prioritários, de acordo com o Plano Municipal de Imunização, que está embasado pelo Plano Estadual de Vacinação. Vale lembrar que as pessoas que se enquadram no perfil de atendimento da vacina têm que apresentar um documento, emitido pela unidade de saúde onde trabalha, e que comprove que a pessoa está inserida no perfil, ou seja, que aquele cidadão desenvolve uma função de linha de frente na luta contra o Coronavírus, cabendo à Secretaria Municipal de Saúde apenas a conferência dos dados neste comprovante. Peço a compreensão de todos, pois neste primeiro momento, temos que respeitar a ordem de vacinação do grupo prioritário e se houver alguma situação em que esteja ocorrendo fraude do documento de apresentação, qualquer pessoa pode denunciar o “fura-fila” diretamente ao Ministério da Saúde ou provocar os órgão de controle. Aproveito para divulgar o telefone onde essas denúncias podem ser feitas que é 0800 642 4577. Temos de ter consciência cidadã, neste momento em que a prioridade de imunização é para os trabalhadores que estão na linha de frente do combate contra a Covid.”, destacou a secretária de Saúde, Polliana Leandro.