Prefeitura de Jequié realizará desfile cultural, corrida e torneio de pesca esportiva para celebrar 126 anos de emancipação política da cidade

No mês de outubro, o município de Jequié comemora 126 anos de emancipação político-administrativa e a Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Esporte e Lazer, está preparando uma programação diversificada, com desfile cultural e importantes eventos esportivos, que contará com a participação das demais secretarias municipais, Superintendência Municipal de Trânsito e Guarda Municipal na comissão organizadora.

Este ano, a campanha publicitária alusiva ao aniversário da cidade, criada pela Secretaria de Comunicação e Relações Institucionais apresentou o tema “Jequié É”, que faz uma referência aos avanços alcançados pela administração municipal, nos últimos dois anos e 10 meses. Com outdoors distribuídos nas principais vias públicas, cards nas redes sociais e a veiculação de um jingle nas emissoras de rádio, a iniciativa reforça sentimentos de pertencimento e protagonismo da população local, além de destacar os investimentos públicos realizados em obras e serviços.

As atividades esportivas começam às 7h neste domingo, 22, com a realização da Corrida e Caminhada Jequié 126 anos, com saída da praça no entorno da Igreja Catedral de Santo Antônio, reunindo centenas de competidores de Jequié e de outros municípios, divididos em faixas etárias e nas categorias de caminhada e corrida, fazendo um percurso de dois quilômetros, cinco quilômetros e 10 quilômetros, seguindo pelas principais vias do Centro e Jequiezinho, retornando ao ponto de partida.

No dia 25, com início programado para às 8h do dia 25, acontece o desfile cívico-militar, que terá a concentração na Praça do Viveiro, no bairro São José, devendo percorrer a Avenida Rio Branco, até o cruzamento com a Rua 2 de Julho. O desfile vai apresentar o tema “Memórias de Jequié na Poética de Waly Salomão”, que será desenvolvido pelos estudantes das escolas municipais e pelos participantes dos projetos culturais, com ênfase no poema “Janelas de Marinetti”, que remonta a personagens e vários fatos do cotidiano da cidade. Às 19h, será realizada na parte externa do Museu João Carlos Borges, na Avenida Rio Branco, um concerto com o NEOJIBA/ Núcleo de Prática Musical Cidade Sol.

As festividades comemorativas dos 126 anos do município continuam nos dias 27, 28 e 29, quando acontece o encontro Jequié Motocar, reunindo centenas de motociclistas e colecionadores de carros antigos, no Alto da Prefeitura. E, ainda, no dia 29, às 7h, será realizado o III Torneio Municipal de Pesca Esportiva, que este ano acontece na Prainha de Lomanto, na Barragem da Pedra, com os participantes disputando três modalidades: Barranco, Caiaque e Barco e o ganhador será aquele que apresentar a aferição correta e somar pontos com o tamanho de cada peixe pescado, que depois serão devolvidos ao lago.