Prefeitura de Jequié realiza treinamento para profissionais do telemonitoramento da Covid

Treinamento dos profissionais da saúde ocorre no CEEP. Foto: PMJ

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem realizando, desde o dia 12, no Centro Estadual de Educação Profissional Régis Pacheco (CEEP), o treinamento dos profissionais da saúde, residentes em Saúde da Família, e estudantes voluntários dos cursos de Saúde, que estarão somando forças às equipes de trabalho que atuam no telemonitoramento da Covid-19, uma iniciativa de fortalecimento das ações de identificação de contatos, rastreamento e monitoramento dos casos positivos da doença.

Implantado há um ano, quando os primeiros casos positivos começaram a ser registrados no município, a equipe responsável pelo telemonitoramento da Covid-19 já atendeu milhares de pessoas através do Disque Covid, serviço de atendimento público que auxilia as pessoas na avaliação da sua situação clínica e onde são prestadas orientações sobre o autocuidado doméstico e o reconhecimento dos sinais de agravamento da doença.

O telemonitoramento, proposto pelo Ministério da Saúde desde o início da pandemia como uma estratégia de acompanhamento dos pacientes suspeitos ou confirmados positivos para covid-19, é feito a cada 24h, em pessoas com mais de 60 anos e portadores de condições clínicas de risco, e a cada 48h nos demais, até completar cerca de 10 dias do início dos sintomas. Durante o treinamento, que vem sendo promovido pelo Núcleo de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais e voluntários são instruídos a reforçar as ações preventivas junto ao paciente, como o uso da máscara, mesmo em casa, e o isolamento social, até cumprido o tempo da sua quarentena.

”Com o suporte oferecido, hoje em dia, pelas plataformas de comunicação à distância, as ligações e videochamadas feitas por celular e computador, nós podemos acompanhar os pacientes com Covid-19 sem desrespeitar o isolamento social, tão necessário para a preservação da saúde de usuários e servidores. Isso nos permite verificar a evolução dos casos entre a população, salvando vidas nesse cenário que exige, com frequência, o cuidado em casa, a fim de não sobrecarregar ainda mais as unidades de saúde e os hospitais. Esses profissionais que estão chegando, juntamente com os novos voluntários, somarão forças aos outros profissionais que já trabalham no enfrentamento da pandemia.”, destacou a secretária de Saúde, Polliana Leandro.