Prefeitura de Jequié inicia projeto Sorriso Legal, intensificando atendimento de saúde bucal para estudantes das escolas municipais

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, deu início nesta sexta-feira, 15, ao projeto Sorriso Legal, que tem como objetivo cuidar da saúde bucal dos estudantes municipais desde o início da infância, orientando a escovação correta dos dentes, além de prestar atendimento das demandas identificadas pelos profissionais. A unidade de ensino escolhida para abertura do projeto foi o Centro de Educação Infantil Baixa do Bonfim, localizada na comunidade da Baixa do Bonfim, no Jequiezinho, e estiveram presentes acompanhando a execução o secretário de Saúde, Marlon Pereira e a secretária de Educação, Elvia Sampaio.

A iniciativa, que conta com a parceria da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), reforça as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), já executadas no município. São realizadas atividades de escovação supervisionada, palestras educativas, orientação sobre o uso do fio dental e aplicação de flúor. Durante a execução do projeto, as crianças são atendidas pelos profissionais que atuam com o suporte operacional do Odontomóvel, onde são prestados os serviços de restauração, extração e outras intervenções mais complexas. De acordo com o secretário de Saúde, o projeto auxilia na prevenção contra cáries e outros problemas de Saúde Bucal e, principalmente, contribui para atendimento da demanda existente no público infantil que frequenta as escolas municipais.

”Estamos iniciando o Sorriso Legal, um projeto que chega para ampliar as ações do Programa Saúde na Escola e, por isso, tem uma importância fundamental pois é, muitas vezes, no ambiente escolar que detectamos problemas de Saúde Bucal e ali mesmo na escola ele já passa pelo atendimento odontológico. Este é um projeto que une educação sobre Saúde Bucal e o atendimento das demandas encontradas, sendo uma inciativa bastante inovadora. Então, temos certeza de que o projeto nos trará resultados bastante exitosos!”, destacou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.