Por 13 votos a 04, vereadores de Jequié aprovam moção de repúdio contra o deputado Antonio Britto após recente episódio com Zé Cocá

Votação de Moção marcada sessão da Câmara. Foto: Blog Marcos Frahm

O episódio da última sexta-feira (06) envolvendo o prefeito Zé Cocá (PP) e o deputado federal Antonio Britto (PSD) virou combustível para a polarização política entre os grupos liderados pelo chefe do Executivo e pelo parlamentar até no interior da Câmara, cuja pauta da sessão ordinária desta terça-feira  (10) foi marcada pelo assunto em questão.

Vereadores da base governista aprovaram uma Moção de Repúdio Nº 2 de 2023 contra a postura do deputado, que teria se estranhado com Cocá durante a inauguração da Unacon, atrito presenciado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Na Moção, os vereadores aliados do prefeito repudiaram as palavras do deputado que teriam sido proferidas com gestos na direção do primeira-dama Patrícia Miranda, atual secretária de Desenvolvimento Social, que dividia o palanque do governador com o prefeito [relembre].

A Moção foi aprovada por 13 votos a 4 e 1 abstenção. Votos a favor: Soldado Gilva, Cida, Colorido, Júnior Braga, Marcinho, Gutinha, Duda Simões, Bui Bulhões, Walmiral Marinho, Ziel Cavalcante, San David, Marcos do Ovo e Joaquim Caíres. Votos contrários: João Paulo, Moana Meira, Sidney Magal e Ivan do Leite. O veador Ramon Fernandes se absteve da votação. ”Esse fato ganhou mais notoriedade do que a Unacon, tão desejada, tão sonhada pela população. Ficou feio demais. As imagens foram terríveis e não adianta aqui tentar tapar o sol com a peneira porque apoia o deputado Antonio Brito. Eu não tenho nada contra ele, uma simpatia em pessoa’’, disse o vereador Gilvan, tendo afirmado que o comportamento de Britto causou estranheza.

Aliado do deputado, Sidney Magal apresentou, na mesma sessão, uma Moção de Aplausos a Britto, proposta que foi derrotada pelos mesmos vereadores que repudiaram o deputado.  Magal

acusou Cocá de de ser político vaidoso: ”Uma moção de repúdio a um homem que vem sendo cogitado a ser presidente do terceiro poder do país, simplesmente por um capricho de um prefeito que é vaidoso, que não aceita ninguém falar nada porque ele vai pra cima, é de dar vontade de fazer vômito. Aqui também eu gostaria de pedir o voto a vossas excelências, já que será votada moção de repúdio, por um homem que só faz o bem a essa cidade, que votem  uma moção de aplausos a um homem que teve a coragem de peitar o prefeito vaidoso, que queria levar a Unacon para uma instituição privada”, disparou Magal em seu discurso.

Independente na Casa, o vereador Ivan do Leite, apoiador do deputado Paulo Magalhães disse discordar da intriga de Britto e Cocá e que ambos estão indo ao extremo. ”Eu acho que já está indo para um lado extremo e a população de Jequié não merece esse tipo de política”.