Política: Luciano Bivar articula para se manter no comando do União Brasil e abre nova crise no partido

Luciano Bivar, presidente do União Brasil, está empenhado em uma ofensiva. Foto: Reprodução

Luciano Bivar, presidente do União Brasil, está empenhado em uma ofensiva para manter-se no comando do partido, o que pode desencadear uma nova crise interna. Às vésperas da eleição interna, Bivar busca retirar a candidatura de Antônio Rueda, que angariou amplo apoio para a sucessão. O objetivo é reconquistar o favoritismo e continuar exercendo influência no partido. A reportagem é do jornal ”O Globo”.

O processo estava praticamente resolvido entre parlamentares e dirigentes, mas o comportamento do atual presidente começou a incomodar adversários. Nas últimas semanas, Bivar intensificou suas ligações, cobrando fidelidade de ex-integrantes do PSL, partido que se fundiu com o DEM para formar o União. A sigla realizará sua reunião esta semana para a escolha do novo líder.

Em conversas reservadas, Bivar alega ter 25 dos 40 votos necessários para ser reconduzido, uma estimativa considerada uma ”mentira” por opositores, especialmente do DEM, que decidiram apoiar Rueda. Esses parlamentares acreditam que não há chance de Rueda desistir de sua candidatura. Ambos os concorrentes optaram por não comentar sobre a disputa quando procurados.