Pesquisa Genial/Quaest: Lula tem 47% dos votos totais contra 42% de Bolsonaro, diz instituto

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (19), apontou que o ex-presidente Lula (PT) permanece na frente na disputa pela Presidência da República. O petista aparece no levantamento com 47% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem 42%.

Os votos em branco e nulos e os eleitores que responderam que não votarão somam 6, já os indecisos são 5%. Com relação à última pesquisa do instituto, divulgada no dia 13 de outubro, Lula oscilou 2 pontos porcentuais para baixo e Bolsonaro, 1 ponto para cima.

Levando em consideração o grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação (“likely voter model”), Lula aparece com 52,8% dos votos válidos ante 47,2% de Bolsonaro. A Quaest anunciou que está incorporando à pesquisa este modelo de recorte para compreender melhor os possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados.

O levantamento apontou também que 93% dos eleitores entrevistados declararam que o voto ter certeza de seu voto e 6%, que podem mudar caso “algo aconteça”. Não sabe ou não respondeu 1%.

A sondagem foi feita entre domingo (16) e esta terça-feira (18). Foram realizadas 2 mil entrevistas e a margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04387/2022.