O homem do chapéu entra em cena; prefeito de Laje se lança pré-candidato a deputado e aguarda 2026

Prefeito Binho de Mota quer ser deputado estadual. Foto: Rede social

Dizem no Vale do Jiquiriçá, que alguns dos prefeitos reeleitos em 2020 tentarão vôos mais altos a partir da conclusão do segundo mandato. É o caso do enfermeiro Binho de Mota (PSB), da cidade de Laje, que já se lançou: ”Esse é o desejo do prefeito Binho, apresentar o meu nome. Quero ter a oportunidade de ser o deputado estadual do Vale do Jiquiriçá, se for da vontade de Deus”, disse o chefe do Executivo em entrevista ao site Mídia Bahia, durante entrega de uma escola nesta segunda-feira (27/03).

O detalhe é que, o prefeito, apesar de bem avaliado, ainda não concluiu o segundo mandato e o pleito de 2026 não é logo ali. Falta muito chão pela frente e o homem do chapéu branco decidiu entrar em cena de supetão. Agora é aguentar, até a reta de chegada. Será que vai? Eis a questão.

Émerson, de Santa Inês

No extenso território identidade do Vale do Jiquiriçá, composto por mais de 20 municípios, se diz ainda que o gestor de Santa Inês, Émerson Elói, do PT, reeleito em 2020 com vitória acachapante, obtendo 83,07% dos votos válidos, também figura na lista dos virtuais candidatos a deputado, embora o processo eleitoral esteja distante.

Émerson é uma das referências do PT no quesito gestão pública no interior e aliado de primeira hora de caciques petistas, os deputados Jorge Solla, federal, e Rosemberg Pinto, estadual. Mas, para ficar bem na fita e depontar no cenário em contexto regional, Émerson terá que eleger o seu sucessor, em 2024.

Entretanto, aliados próximos dizem que o mandatário da cidade dos dinossáuros tem um discreto apetite pelo cargo de prefeito da sua terra natal, Maracás, e pode voltar a morar na cidade das flores, onde mantém laços familiares. A resposta para tudo isso é coisa dos próximos capítulos.

*por Marcos Frahm