Nova Procuradora do Estado, Camardelli reforça papel jurídico no Estado e revela como conheceu Jerônimo

Advogada Bárbara Camardelli. Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias

Escolhida por Jerônimo Rodrigues (PT) como nova Procuradora Geral do Estado da Bahia, Bárbara Camardelli reforçou o papel de consultoria e assessoramento jurídico da PGE no funcionamento do Governo. De acordo com a Procuradora, o órgão atua em conjunto a todo momento na gestão estadual.

”A procuradoria às vezes não se sabe o que a gente faz, mas em verdade nós participamos de tudo, desde o início porque nós fazemos, nós damos a roupagem jurídica, então se pensa na política pública, se pensa o que se quer fazer e juridicamente nós construímos o ‘como fazer’, desde a elaboração do contrato, desde a assessoria, uma norma, a redigir uma lei e claro, vai chegar ao final que muitas vezes quando tem um conflito que faz essa defesa em juízo”, disse ao ser questionada pelo Bahia Notícias na manhã desta terça-feira (3).

”Então, eu poderia dizer que a gente perpassa sempre a todo instante e o governador, não só o governador Jerônimo, mas todo o governo sabe que a procuradoria faz parte, não é algo além, está ali construindo em conjunto. Então, pelas conversas anteriores, eu poderia dizer que o governador tem essa consciência, sabe qual é o nosso papel e espero que nós continuemos a dialogar como sempre fizemos porque esse diálogo é exatamente na nossa participação na construção dessas políticas e execução”, acrescentou.

Sobre sua relação com o governador e o processo que a escolheu como PGE, Camardelli lembra que já havia atuado com Jerônimo no período em que ele ocupou as secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR) e de Educação (SEC).

”O governador era secretário e eu atuava na chefia do consultivo que dá esse assessoramento interno. Então por óbvio, desde a época em que ele era o secretário da SDR e da Educação, existiu o assessoramento, a participação do advogado público assessorando mesmo o gestor na execução do que ele pretendia. Aí que nos conhecemos e creio que a procuradoria de uma certa maneira conseguiu fazer a entrega, conseguiu participar, conseguiu mostrar que estava jovem. E isso é o relevante. Foram oito anos dessa gestão com nós que pensamos de uma certa maneira a utilizar mesmo uma nova visão de advocacia pública”, pontuou.

CONHEÇA A NOVA PROCURADORA GERAL DO ESTADO
Bárbara Camardelli é natural de Salvador e ingressou na Procuradoria Geral do Estado da Bahia, através de concurso público, em abril de 1997, e tomou posse como procuradora do Estado em 11 de abril de 1997.

Camardelli foi designada para atuar como Procuradora chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento, no período de 2009 a 2015. Atuou como Procuradora chefe na Procuradoria Administrativa no período de 2015 a 2021 e foi nomeada para o cargo de Procuradora Geral Adjunta para Assuntos Jurídicos, da Procuradoria Geral do Estado, em 05/10/2021 até os dias atuais.

Bárbara Camardelli é graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (1995). Professora de Direito Civil da Universidade Católica de Salvador, é especialista em Direito de Infraestrutura Pública pela Faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas/SP, além de possuir MBA em Parcerias Público-privadas pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Com informações do site Bahia Notícias