Maracás: Avança conversa sobre a possibilidade de implantação de um Centro de Referência do IFBA no Município

Encontro discute possibilidade de implantação do IFBA em Maracás. Foto: Divulgação

Avança aconversa sobre a possibilidade de ser oficializada uma parceria entre a Prefeitura, mineradora Largo Brasil e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia para implantação de um Centro de Referência no município de Maracás, cuja unidade seria vinculada ao IFBA de Jequié.

Durante encontro do prefeito Soya Novaes com o deputado estadual Euclides Fernandes, em Jequié, o assunto voltou a ser abordado e com sinais positivos para a implantação do IFBA. Segundo o prefeito, uma nova reunião, para definir o espaço, que será cedido pela Prefeitura, deverá ocorrer no próximo mês de fevereiro. ”Esse é um sonho da juventude de Maracás, poder contar com uma unidade da qualidade do IFBA, que possa oferecer cursos técnicos e se isso acontecer vai evitar que os estudantes peguem estrada para o estudo fora da cidade. Estamos lutando, com o apoio do deputado Euclides e contando com a sensibilidade da reitoria para essa demanda”, disse Soya. Participou do encontro os secretários Reginaldo Amorin, de Planejamento, Rogério Oliveira, de Governo e o vereador Renê Almeida.

Em 07 de julho de 2023, numa primeira reunião realizada na sede da mineradora Largo, na zona rural, discutiu a possibilidade da proposta ser concretizada. Na ocasião, a discussão contou com a participação da reitora do IFBA na Bahia, Luzia Matos Mota, que esteve na companhia do diretor-geral do IFBA/Jequié, Luciano Pestana, de outros professores da instituição pública federal de ensino, do deputado estadual Euclides Fernandes e representantes da Largo, a exemplo de Álvaro Resende, diretor de operações da empresa. As tratativas estão sendo acompanhadas também pela secretária municipal de Educação, Adineide Novaes.