Justiça: Walmiral Marinho homenageia juíza Monique Ribeiro de Carvalho com Título de Cidadania Jequieense

Por iniciativa do vereador Walmiral Marinho, foi aprovado, pela Câmara Municipal, Projeto de Lei que estabelece a outorga de Título de Cidadania Jequieense a Monique Ribeiro de Carvalho Gomes, juíza de direito titular da Vara Criminal na comarca de Jequié desde agosto de 2020. Nesta unidade criminal tem importantes marcas como a realização de 1.899 audiências, além de ter proferido 5.052 sentenças, conforme dados atualizados em 5 de março de 2024.

São números importantes que demonstram, claramente, o compromisso da magistrada com Jequié, cidade que a acolheu com muito e carinho e cuja reciprocidade é verdadeira, pois a homenageada nutre por este município grande amor, estando a mesma plenamente integrada à sociedade local.

Monique Ribeiro de Carvalho Gomes, nasceu no dia 4 de outubro de 1985, na cidade do Rio de Janeiro. Aos cinco anos, mudou-se para Xique-Xique/Ba, onde viveu até os 18 anos. É mãe de Dudu.

Estudou Economia na UFBA e graduou-se em Direito pela UCSal – Universidade Católica do Salvador. É Mestre em Segurança Pública, Justiça e Cidadania pela UFBA. Mestranda em Direito e Poder Judiciário pela Enfam – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do STJ.

Especialista em Direito Constitucional do Trabalho pela UFBA, em Direitos Humanos e Contemporaneidade pela UFBA, em Sistema Prisional pela Enfam, em Jurisdição Inovadora pela Enfam, em Coletivização, Precedentes, Coerência e Integridade do Direito pela Enfam e em Direito Civil e Processo Civil pela Unifacs.
Membro do Grupo de Pesquisa GEPDI 1 – Ética e Justiça: os desafios para a democratização do Poder Judiciário numa sociedade de desigualdades da ENFAM e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Direitos Humanos e Acesso à Justiça (GEPDI 11) ENFAM.

Juíza de Direito no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia desde 2013, onde passou pelas comarcas de Maracás, Itiruçu, Santaluz, Nazaré, Cachoeira, Paulo Afonso e Jequié. Em 2018, foi agraciada com o Selo Ouro de Produtividade na Vara Cível de Nazaré e, nos anos de 2021, 2022 e 2023 recebeu Selo Ouro, por duas vezes, e Selo Prata na Vara Criminal de Jequié, onde está na condição de juíza titular da Vara Criminal desde o dia 30 de agosto de 2020.