Jequié: Reunião discute retomada gradual das das academias de ginástica e centros esportivos privados

Secretário de Desenvolvimento Econômico e empresários. Foto: Secom

Membros do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e representantes do seguimento empresarial das academias de ginásticas e centros esportivos privados de Jequié estiveram em reunião, na manhã desta sexta-feira (12), no salão nobre da Prefeitura. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Pires; o diretor da Vigilância Sanitária, Alberto Costa Pinto Filho; e os empresários Cirilo Rodrigues; Diego Santos; João Neto; e Jorge Bastos, representantes do setor.

A pauta do encontro tratou sobre o protocolo de medidas operacionais de prevenção à Covid, para o setor das academias de ginástica e dos espaços esportivos privados, como as academias de judô e karatê, quando estes estabelecimentos já estiverem autorizados a funcionar. Se aprovado, o protocolo deverá colocar em prática, de forma obrigatória, uma série de ações de segurança que deverão ser adotadas para retomada gradual das atividades comerciais desses estabelecimentos sem oferecer riscos, evitando, assim, a contaminação pelo novo Coronavírus.

”O que desejamos é, fazer de forma conjunta e respeitando todas as orientações de saúde, iniciarmos a retomada gradual e cuidadosa das academias e centros esportivos da cidade. Claro, de acordo com um rígido protocolo de funcionamento. E não somente por conta da questão econômica, mas também, por questões de saúde. Dentre seus inúmeros benefícios, a atividade física pode fortalecer o sistema imunológico e desta forma, contribuir na prevenção ao Coronavirus. Além disso a atividade física é muito importante no controle de comorbidades que são fatores de risco relacionadas ao Covid-19, obesidade e cardiopatias por exemplo, além de atenuar a prevalência de doenças psicossomáticas como a depressão e ansiedade, tão comuns em situações de isolamento social”, disse Cirilo Rodrigues, um dos representantes do setor.

”Estamos iniciando essa discussão. Deveremos ter, ainda, algumas reuniões nesse sentido. Sabemos que todos querem trabalhar, produzir e manter os empregos, principalmente nesse período da pandemia. Mas vamos fazer isso com muita segurança e procurando respeitar todas as orientações de saúde. Esse deverá ser um trabalho conjunto, unidos com os representantes do setor para encontrarmos os meios de flexibilizar a reabertura das academias e centros de prática esportiva”, destacou o secretário Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão.