Prefeitura de Jequié estabelece parceria com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional visando formação técnica dos servidores

Na terça-feira (30), representantes da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Cultura e Turismo, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) na Bahia participaram de uma reunião em Salvador, com o objetivo de estabelecer uma parceria técnica visando aperfeiçoamento dos servidores e público interessado. Estiveram presentes o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton; o superintendente do IPHAN, na Bahia, Hermano Queiroz; e a arqueóloga Rimara Mota, do IPHAN.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) do Brasil desempenha um papel fundamental na preservação e promoção do patrimônio cultural do país. Criado em 1937, o IPHAN atua na identificação, conservação e valorização de bens culturais, tangíveis e intangíveis, que compõem a rica diversidade brasileira.

Durante o encontro foi definido a execução de um curso de Educação Patrimonial, a partir de julho, e deverá ser destinado a equipe técnica da Secretaria de Cultura e Turismo, professores e coordenadores pedagógicos, engenheiros, arquitetos, advogados e outras pessoas interessadas no programa. O encontro também se destacou pelo diálogo sobre a repatriação de material arqueológico encontrado, a partir de informações e imagens de peças dos sítios arqueológicos locais; também foi discutido sobre o tombamento do patrimônio cultural edificado, a exemplo da Ponte de Newton e das obras remanescentes da extinta Rede Ferroviária Nazaré-Jequié, e registro de patrimônio cultural imaterial do município.

”Avaliamos essa parceria de forma muito positiva, pois será essencial para a promoção da educação patrimonial, valorização da preservação do contexto histórico, cultural e ambiental do município, além de contribuir para a ampliação da noção sobre Patrimônio Cultural e sobre os direitos e deveres básicos para a vida em sociedade e o bem-estar coletivo, por isso esperamos a participação de pessoas da nossa sociedade nos cursos de formação, além, é claro, dos servidores municipais.” destacou o secretário de Cultura e Turismo, Domingos Ailton.