Jequié: Prefeitura segue atendendo pacientes com varizes através de procedimento sem cirurgia

Atendimento é iniciado nos Centros de Saúde. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, segue com o atendimento de pacientes com varizes graves por meio através de uma técnica eficaz, pouco invasiva e que ainda permite rápida recuperação. Para isso está sendo disponibilizado o tratamento de varizes por espuma ecoguiada nos membros inferiores para usuários do Sistema Único de Saúde, atendidos pela rede municipal de Saúde.

O procedimento é simples, sem necessidade de anestesia ou internação, sendo considerado inovador para reduzir a fila de espera para a cirurgia de varizes em pacientes diagnosticados com esclerose não estética. A Escleroterapia, como é denominado o novo procedimento, é basicamente a localização da veia por meio de ultrassom e injeção do medicamento em forma de espuma. Com isso, a veia é fechada e o sangue redirecionado, o que causa benefícios para a circulação sanguínea.

O passo-a-passo para atendimento é muito simples: Primeiro, o paciente deve procurar um dos quatro Centros de Saúde do município, onde passará por uma triagem, visando averiguar seus possíveis riscos e evitar complicações. Em seguida, deverá passar por uma ultrassonografia Doppler, sendo encaminhado para uma avaliação com um médico angiologista e, então, à realização do procedimento, com a entrega da meia de compressão, que deverá ser utilizada pelo paciente, após o procedimento.

A secretária de Saúde, Polliana Leandro, destacou que o tratamento gratuito é destinado aos pacientes com esclerose não estética e explicou que o procedimento é considerado mais seguro, elimina a necessidade de operação de varizes nestes casos mais complexos.