Jequié: Prefeito recebe diretor-presidente da empresa australiana, que apresenta o Projeto de terras raras Campo Grande

Zé Cocá recebe diretor-executivo da Equinox Resources, Zac Komur. Foto: Rede social

O prefeito de Jequié, Zé Cocá, recebeu, nesta quarta-feira (20) o diretor-executivo da Equinox Resources, Zac Komur, empresa australiana do setor de mineração que apresentou ao chefe do Executivo da Cidade Sol o Projeto de Terras Raras Campo Grande, que abrange uma área de 1.755,2 km² na região.

As Terras Raras são um conjunto de elementos químicos, normalmente encontrados na natureza misturados a minério e tem propriedades especiais que fazem com que sejam usadas numa infinidade de aplicações tecnológicas, como lâmpadas de LED, lasers, motores de carros elétricos, na produção de petróleo. Atualmente, o Brasil tem a segunda maior reserva mundial conhecida de Terras Raras, e Jequié está incluída nessa lista.

Com expectativa de investimentos iniciais de R$ 10 milhões de reais e previsão de gerar 500 empregos na etapa de pesquisa, o projeto apresentado tem responsabilidade ambiental e potencial de proporcionar um crescimento notável para Jequié e toda a nossa região.

O diferencial deste projeto está na possibilidade de extração eficiente e econômica, com depósitos próximos à superfície, em profundidades aproximadas de 10 metros. Isso permite um processo de extração simplificado, com custos controlados, utilizando níveis de pH específicos para a coleta desses elementos essenciais. Antes do encontro com Zé Cocá, a Equinox já teria anunciado a contratação da empresa Raio X para realizar trabalhos de perfuração, visando a sondagem do projeto.