Jequié: Polícia identifica e prende cinco elementos que aplicavam golpes através da aquisição de mercadorias nas redes sociais

A Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Jequié identificou uma série de ocorrências relacionadas a crimes de Estelionato e Furto Mediante Fraude, e passou a investigar detalhadamente as ações dos criminosos. Durante a execução do crime, o golpista enviava um comprovante falso de TED com o intuito de enganar a vítima e subtrair o produto desejado. O golpe ficou conhecido como ”Golpe do TED”

Os crimes tiveram início no ano de 2021 e chamaram atenção pela quantidade de vítimas e pela atuação do golpista e seus associados. Durante a coleta de imagens das câmeras de segurança, os policiais notaram a presença das mesmas pessoas atuando no golpe que iniciava com a suposta compra de um produto recém anunciado nas redes sociais. O golpista passava a articular com outros comparsas a busca do objeto no local combinado. No momento da entrega do bem, o golpista emitia um comprovante falso de TED para tirar o objeto da esfera de vigilância da vítima, enquanto o comparsa subtraia o produto e repassa para outras pessoas.

A equipe já investigava série de golpes com envio falso de comprovantes de PIX, todavía o novo golpe possuía “modus operandis” diferentes e contava com a atuação de outras pessoas. O comprovante enviado no crime em questão era de TED, o que chamou atenção para uma nova autoria.

O trabalho de inteligência policial levou ao autor mediato dos crimes, a pessoa de J. H. de S. S. e seu comparsa A. F. V. N., que se encontram custodiados no Conjunto Penal de Jequié. Os policiais identificaram também as pessoas de A. C. M. R., L. F. de J. e L. F. de O., que atuavam em coautoria, executando a subtração dos objetos. As envolvidas foram intimidadas e interrogadoras nesta delegacia.

A equipe se deslocou até o CPJ e interrogou a pessoa de J. H. de S. S., que confessou a prática do delito e a confecção dos comprovantes falsos de TED. Os comprovantes eram feitos por aplicativos de celular. Também foi interrogado seu comparsa, a pessoa de A. F. V. N.

O grupo irá responder pelos crimes de Associação Criminosa e Furto Mediante Fraude. Durante as ações foram recuperados 01 Colar de Ouro e 01 anel de Ouro.