Jequié: Pacientes de câncer que fazem tratamento fora perdem mais uma semana à espera do credenciamento do Santa Helena

Assunto foi amplamente debatido durante audiência pública em Jequié

Os pacientes de câncer da região, que fazem tratamento fora de domicílio, perderam mais uma semana na luta para terem assistência de alta complexidade em Jequié. Isto porque a implantação da Unacon ainda não saiu do papel. O credenciamento do Hospital Santa Helena (HSH) permanece travado no Ministério da Saúde, no que pese o forte movimento da comunidade regional em prol do imediato fornecimento de serviços especializados pelo SUS.

Estima-se que mais de 500 mil habitantes da região de Jequié estão sendo atingidos com a demora. Não somente as vítimas de câncer que são obrigadas a buscar assistência especializada em Itabuna e Salvador estão sendo duramente punidas. Como a incidência dos mais diversos tipos de câncer é crescente na região, as próximas vítimas fatalmente serão afetadas caso não se neutralize essa aberração contra os interesses da comunidade regional.

A inércia de forças políticas ligadas aos governos estadual da Bahia e federal também é preocupante. A esperança é que o governador Jerônimo Rodrigues faça, o mais rápido possível, interferência junto ao Ministério da Saúde para destravar o processo, conforme sugerido por este Blog jequieregiao.com.br na semana anterior. Como o governador não precisa de intermediários, pois tem canal de comunicação direta com o Governo de Lula, via ministro da Casa Civil, Rui Costa, esse problema sequer era para ter existido, muito menos prolongado por tanto tempo, submetendo a povo, especialmente as pessoas de baixo poder aquisitivo, ao sacrifício de enfrentar os riscos de deslocamentos para outros centros em busca de tratamento e cura de doenças oncológicas.

O deputado federal Antonio Brito é apontado por lideranças do movimento ”Unacon Já” como o responsável pelo retardo do credenciamento do Santa Helena. Alguns deles, inclusive, fizeram um apelo direto ao parlamentar para que ele use sua ‘influência’ em favor da publicação de portaria no Diário Oficial da União, liberando o funcionamento do citado hospital.