Jequié: Ex-aliado do prefeito, vereador Gutinha diz que gestor se esconde atrás da Covid-19

Gutinha deixou a base de Gameleira. Foto: Blog Marcos Frahm

”Jequié está atravessando um momento muito difícil e a situação vem se agravando por falta de ações efetivas. Até o momento, diferente de muitos lugares, a Prefeitura sequer apresentou à sociedade um protocolo de segurança estabelecendo normas detalhadas para a reabertura do comércio da cidade, tampouco vem se movimentando para socorrer a sofrida classe empresarial que enfrenta longos 90 dias sem faturamento, sem renda. Os micro, pequenos e médios comerciantes não aguentam ficar por mais tempo como está”. A opinião é do vereador Gutinha, que até pouco tempo integrava a base do prefeito Sérgio da Gameleira e que defende a retomada de forma responsável das atividades econômicas no município.

No ponto de vista do vereador Gutinha, depois de tantos decretos com restrições, Jequié deveria estar em outro patamar, isto é, com a situação equilibrada. Mas, segundo ele, o que se observa é uma situação muito preocupante, com o registro crescente de óbitos e de casos confirmados do novo coronavírus, resultado de uma política equivocada.

Para Gutinha não somente a condução da crise sanitária não ocorre da forma mais adequada em Jequié como também existe uma flagrante ausência de ações mais efetivas por parte da prefeitura. ”São necessárias as adequações a nova realidade porque os decretos, incluindo os do toque de recolher, por si não resolvem os problemas. Chega de decretos, é preciso ações efetivas” coloca o vereador ao defender o que classifica de estratégia mista, modulada e pactuada visando equilibrar prioridade à vida com retomada econômica, o que o vereador defende não é uma flexibilização aleatória; não é abertura desordenada, muito menos não é a volta ao que era antes. Trata-se de um passo adiante que pode ser feito com racionalidade, inclusive definindo as atividades econômicas por setor, segundo risco de transmissão e a importância econômica relativa de cada setor replica.

Gutinha lembra ainda que os problemas se avolumam na cidade porque o prefeito fez a opção errada de se esconder atrás do coronavírus. Para ele, Sérgio da Gameleira vem se apegando como pode a pandemia para se manter no cargo, porém, um dia a conta chega. ”Vai chegar uma hora que ele terá de encarar a realidade, terá de atender fornecedores e prestadores de serviços, enfrentar a população frente à frente e ainda terá de encarrar a volta das seções ordinárias na Câmara de Vereadores porque a pandemia vai passar”, conclui. As informações são do site Jequié e Região