Jequié: COOBMA como única proposta do processo de licitação permanece operarando o transporte público pelos próximo 5 anos

A empresa COOBMA já operava o sistema em caráter emergencial. Foto: Blog do Marcos Frahm

Com valor do Contrato estimado em  R$ 62.166.960 a prefeitura de Jequié acaba de concluir o processo de licitação para definição da empresa que irá executar  através de concessão, o serviço de transporte público de passageiros na cidade de Jequié.  A empresa COOBMA – Cooperativa de Transporte e Turismo Borda da Mata, que já operava o sistema em caráter emergencial, foi  única empresa a apresentar proposta no processo licitatório realizado em 19 de dezembro e, após assinatura do contrato prestará o serviço pelos próximos 5 anos, “sem caráter de exclusividade, com a gestão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos”.

A tarifa inicial cobrado aos passageiros que embarcarem nos veículos da empresa  será no valor de R$ 4,50  tendo como data base o mês de agosto de 2023, com reajuste anual tendo sempre como base o mesmo mês de cada ano.

A frota de midiônibus (microônibus) deve acomodar, no mínimo, 21 passageiros sentados, com capacidade total de carregamento de 30 passageiros, incluindo área reservada para cadeira de rodas e/ou cão guia, excetuando-se motorista e cobrador, quando existir. Dotado de duas portas sendo uma equipada com plataforma elevatória, com vão livre mínimo para passagem de 0.95 m na largura e altura mínima de 1,80 m e a outra com vão livre mínimo para passagem de 0.70 m na largura e altura mínima de 1,90 m, situadas do lado direito, corredor com, no mínimo, 0,50 m de largura e altura interna mínima do teto de 1,90 m. Comprimento do veículo entre 7,40 9,60 m, Peso Bruto Total (PBT) maior ou igual a 8,0 t e 4,0 passageiros/m², para fins de cálculo da carga de passageiros em pé.

A frota de ônibus convencional urbano deve acomodar, no mínimo, 30 passageiros sentados, com capacidade total de carregamento de 70 passageiros, incluindo área reservada para cadeira de rodas e/ou cão guia, excetuando-se motorista e cobrador.

De acordo com a rota determinada no Edital de Concorrência n.º 011/2023, serão atendidos os bairros Jequiezinho, Curral Novo, Urbis, Km 4, Mandacaru, Inocoop, Centro, Parque do Sol, Barragem da Pedra, Fazenda Velha, Cachoeirinha, Pau Ferro, Jardim Tropical, Joaquim Romão, São Judas e Segredo. As informações são do blog Jequié Repórter