Jaguaquara: População demonstra preocupação com o número dos casos de Dengue na cidade

Jaguaquara entra em situação de alerta. Foto: Blog Marcos Frahm

A população de Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá, demonstra preocupação com o aumento dos casos de Dengue, colocando o Município em situação de alerta ou risco de surto de Dengue.

Moradores têm utilizado a rede social para relatos sobre pessoas, ”amigos ou familiares”, com sintomas da doença. Em 21 de fevereiro último, por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde admitiu o registro de 59 casos suspeitos, e 2 confirmados, mas sem detalhes dos que foram diagnosticados, após exames sorológicos realizados por laboratório.

Na nota, a Secretaria fez alerta, ainda em fevereiro, sobre a Dengue em Jaguaquara e informou que o setor de Endemias conta com 36 agentes que realizam combate o foco do mosquito Aedes Aegypti.

Contudo, quem chama a atenção para a necessidade de o Poder Público intensificar as ações, a exemplo do uso do carro fumacê a fim evitar a proliferação do mosquito é a população, se posicionando nos meios de comunicação.

 Com o Hospital Municipal fechado para obras de reforma, pacientes tem recorrido diariamente ao Centro de Saúde do bairro Muritiba, alegando estarem com sintomas da Dengue e pedem ações mais eficazes para evitar a proliferação.

Os bairros Malvinas, Lagoa e Palmeiras são as áreas que apresentam os maiores índices de infestação predial do mosquito Aedes aegypti, de acordo com fonte, conforme apurou o Blog Marcos Frahm.

A Prefeitura, em rede social, publicou que tem realizado trabalho com o objetivo de orientar os munícipes sobre a importância da prevenção, tendo feito mutirão, nesta semana, no bairro Palmeira.

O Aedes Aegypti transmite Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela. As quatro doenças geram problemas à saúde, podem deixar sequelas ou matar quem é infectado. É preciso que as autoridades locais levem a sério essa demanda.