Governo Estadual lança licenciamento integrado de veículo, que vai permitir a realização do serviço de forma 100% digital

O Governo do Estado lança, nesta quinta-feira (16), o licenciamento integrado de veículo, que vai permitir a realização do serviço de forma 100% digital pela nova plataforma ba.gov.br, utilizando apenas um computador ou até mesmo um celular. A partir de agora, todos os procedimentos para licenciamento veicular podem ser feitos pelo portal www.ba.gov.br, sem precisar sair de casa, com toda comodidade, praticidade e agilidade.

Outra novidade é a conveniência de pagar o licenciamento usando o PIX. O IPVA, o seguro obrigatório e eventuais multas podem ser quitados utilizando qualquer aplicativo bancário, sem enfrentar filas de banco. Para fazer o pagamento desta forma basta gerar o Documento de Arrecadação do Estado (DAE) no ba.gov.br e pagar no aplicativo do seu banco.

Este ano, os proprietários de veículos com número final de placa 0 e 9 já podem fazer o pagamento pela plataforma (cota remanescente do parcelamento ou o valor integral do licenciamento). Mas, em 2024, o Licenciamento Integrado, realizado pelo portal ba.gov.br, só poderá ser pago em cota única.

O novo Licenciamento Integrado pode ser acessado por pessoas físicas e jurídicas pela plataforma ba.gov.br. No caso das Pessoas Jurídicas (PJ) todo serviço deve ser feito pelo portal www.ba.gov.br, mas a emissão do CRLV-e será pelo site do Detran-Ba (www.detran.ba.gov.br).

Depois de realizar o pagamento dos tributos, é só emitir o documento (CRLV-e) do veículo pelo ba.gov.br, no prazo máximo de 24 horas. Para conseguir fazer os procedimentos do Licenciamento Integrado, é preciso possuir cadastro na plataforma de serviços do Governo (www.ba.gov.br) e acessá-la usando seu login e senha. Caso não tenha cadastro no portal, será necessário fazê-lo um antes.

Anteriormente, o licenciamento de veículo só podia ser pago nos bancos conveniados (Banco do Brasil, Bancoob e Bradesco). Aqueles cidadãos que não eram correntistas destas instituições bancárias tinham que pegar a fila no banco para fazer o pagamento.

A nova plataforma ba.gov.br foi lançada no dia primeiro deste mês e já conta com um total de 551 serviços públicos disponibilizados para o cidadão. O portal abriga todos os serviços que eram oferecidos pelo SAC Digital, dentro dos padrões de máxima segurança e confiabilidade.

Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio da web, mobile (iOS e Android), pelo WhatsApp, além de um aplicativo próprio. A plataforma é uma experiência pioneira no Estado, que oferece facilidade e comodidade ao cidadão. O objetivo é garantir uma experiência intuitiva e resolutiva, com opções variadas de acesso, atendendo, assim, a todos os públicos.