Governo de transição propõe ao presidente Lula ”bolsa internet” a famílias de baixa renda

O governo de transição vai propor ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a criação de um ”bolsa internet”, que reduzirá o preço da conexão por banda larga para brasileiros de baixa renda inscritos no CadÚnico. A proposta atende a uma solicitação do futuro mandatário do Brasil, que teria pedido ao grupo de trabalho de Comunicação um programa nos moldes do ”Luz para Todos” para universalizar o acesso à internet.

”O presidente Lula pediu um Luz para Todos para internet e, após diagnóstico do grupo de trabalho, chegamos à conclusão de que a prioridade é baratear o acesso por banda larga, já que muitas pessoas não estão conectadas por causa do preço”, disse Paulo Bernardo, coordenador do grupo de trabalho de Comunicação e ex-ministro das Comunicações e do Planejamento.

O programa Luz para Todos, implementado em 2004 no governo Lula, tinha como objetivo expandir a infraestrutura para conectar à rede elétrica famílias que ainda não tinham acesso à energia.

Para baratear os pacotes de banda larga, uma das ideias é a desoneração dos serviços, já que os impostos chegam a 40% do preço total cobrado, ou oferecer bônus junto com o pagamento do Bolsa Família. O grupo de trabalho deve discutir a proposta com técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ainda nesta semana. O plano faz parte do diagnóstico que o grupo entregará a Lula neste domingo (11).