Estudo para a construção de novo hospital em Maracás é apresentado; prefeito pede para acreditar no projeto

Prefeito e equipe recebem arquiteto com projeto. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maracás parece ter dado o primeiro passo para construção de um novo Hospital Municipal. No sábado (27), o prefeito Soya Novaes (PDT) recepcionou na cidade um arquiteto com experiência na área e com projetos exitosos na construção de hospitais na Bahia, Popó Pitangueira, que desenvolve um projeto arquitetônico para ser apresentado ao Município, que através das Secretarias de Finanças e Saúde avalia um um estudo completo e detalhado de viabilidade econômica, financeira e social para construção de um novo hospital, em decorrência da estrutura já defasada do atual, que conta com 45 leitos, espaço considerado insuficiente para atender a toda população.

Na rede social, o prefeito pediu para que os munícipes acreditassem no projeto, que segundo ele ainda está na fase de análise e ressaltou a importância da Secretaria de Saúde do Estado se sensibilizar com a proposta, prometendo ir em busca de apoio também do Governo Federal e de deputados para a obra.  ”Para tudo na vida, é preciso dar o primeiro passo! Todos nós sabemos da necessidade de se construir um novo hospital em Maracás, pois o atual, com sua estrutura antiga, já não dispõe de espaço para atender a nossa população, apesar da reforma que a Prefeitura realizou. E uma das premissas para a construção de uma unidade de saúde é desenvolver um bom projeto arquitetônico hospitalar e entender como isso irá funcionar na prática e quais serão os serviços que vão ocorrer em cada espaço”, disse o gestor, que na imagem aparece acompanhado do vice-prefeito Samuel, do vereador Alisson Novaes e do secretário de Finanças, Reginaldo Novaes.

Construído há décadas, o Hospital Municipal Álvaro Bezerra passou por recente obra de reforma realizada pela Prefeitura, mas sua estrutura demonstra a necessidade de uma unidade hospitalar mais ampla e moderna. No entanto, a unidade é uma das poucas no território Vale do Jiquiriçá a contar com respiradores mesmo antes da pandemia da Covid-19 e uma UTI Móvel para transferência de pacientes.