Educação: Governador Jerônimo rebate ACM Neto, que o criticou após fala sobre aprovação em massa nas escolas

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), rebateu o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (UB) e explicou a polêmica declaração sobre à aprovação em massa de alunos na rede estadual de ensino. O gestor esclareceu que não é defensor da passagem de alunos e uma série para a outra de forma indiscriminada, mas pontuou que é importante garantir a progressão aos alunos realmente dedicados.

”Não estou falando de aprovação em massa, mas que a escola tem que aprovar aquele menino e menina que se dedica, vai o ano inteiro na escola e, no final do ano, a nota vermelha está lá e ele ouve que vai ter que fazer tudo de novo; é uma disciplina, é duas, tem outra saída? Se tiver nesse aspecto a gente modifica”, afirmou Jerônimo, durante o lançamento da Revista Nova Bahia, na terça-feira (20), na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador.

Na ocasião, o governador esclareceu que está aberto a ajustar o conteúdo da Portaria 190, criticada por professores e opositores na segunda (19). ACM teria condenado a declaração de Jerônimo. ”Imagina só que coisa absurda esse vídeo. Confesso a vocês que se eu não tivesse assistido, se alguém só tivesse me falado, eu não acreditaria. O governador fala diversas vezes em autoritarismo e desrespeito. Posição autoritária está sendo a do governador Jerônimo Rodrigues. Não só autoritária, mas desrespeitosa com as escolas, com todas as pessoas que trabalham nas escolas, professores, com os alunos e seus familiares”, disse Neto. Rodrigues rebateu: ”O ex-prefeito de Salvador não sabe o que é uma escola pública. A escola pública quando reprova, reprova pobre, os negros”.