Duas mulheres disputam presidência da Câmara de Maracás; vereadora Suzy é eleita por 6 votos a 5

Suzy Brito foi eleita presidente da Câmara. Foto: Rede social

Duas candidaturas femininas disputaram à presidência da Câmara Municipal de Maracás, para o comando do Legislativo, Biênio 2023/2024. Em eleição realizada na noite desta sexta-feira (09), as vereadores Gal Barbosa (PSD) e Suzy Brito (PDT) disputaram o cargo de líder do Legislativo, e por 6 votos a 5, Suzy, que contou com o apoio do atual presidente Zitinho do Maracujá (PDT) venceu Gal, esta que foi eleita vereadora na oposição ao prefeito Soya Novaes (PDT) e obteve na disputa desta sexta votos de parlamentares da base governista.

A nova presidente, que até então era considerada integrante da base buscou apoio votos de governistas e oposicionistas e ainda mantém boa relação com Soya, apesar das informações de que estaria se aproximando do ex-prefeito Nelson Portela (PT), virtual candidato à Prefeitura nas próximas eleições municipais.

A sessão de votação foi marcada por discursos inflamados, com destaque para o vereador Juarez do Torno (PDT), que já passou pela presidência e se colocava como candidato para tentar viabilizar seu retorno ao cargo, mas não conseguiu registrar a chapa e bradou contra o prefeito Soya, de quem já foi aliado de primeira hora e, agora, anunciou que deixa a base pela falta de posicionamento político do chefe do Executivo.

Em rede social, Soya desejou êxito a Suzy: ”O meu desejo, como prefeito da minha cidade, é o de que Suzy consiga imprimir a sua marca, buscando ideias e a elaboração de projetos que possam trazer mais desenvolvimento ao Município. Continuarei a defender o cumprimento institucional, de poderes harmônicos, trabalhando em favor dos interesses públicos. Quero concluir o meu mandato governando em paz, com respeito e convivência democrática entre Executivo e Legislativo, sem perder a independência, o que é de fundamental importância no estado democrático de direito”, disse o mandatário.